BORBOLETA PINTADA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

BORBOLETA PINTADAO Borboleta Pintada (Carnegiella strigata) é um pequeno peixe de escamas sul-americano nativo da Bacia Amazônica que raramente chega a 5 cm de comprimento. Seu corpo lembra uma borboleta, com o aspecto de mármore, por isso naquela região é também chamado de Peixe-Borboleta-Marmorada e Peixe-Machado-Marmorizado. Normalmente habita águas com muita vegetação de superfície com pH entre 5.0 a 7.5 e temperatura variando de 24ºC a 29ºC. Em ambiente natural se alimenta de algas, insetos, larva de mosquito e pequenos crustáceos. No aquário aceita com naturalidade rações em flocos. Deposita seus ovos nas raízes das plantas flutuantes, para protegê-los dos predadores. No entanto, não possui cuidado parental, ou seja, não cuida da prole.

Possui um corpo convexo. As barbatanas ventrais são muito pequenas e as costais são bastante simples. As barbatanas peitorais são transparentes e muitas vezes medem até a metade do comprimento do corpo do peixe, e são bastante musculosas, o que faz com que esse peixe salte na superfície da água em busca de insetos, motivo pelo qual o aquário deve ser tampado. A coloração é geralmente prata com manchas pretas. Dependendo do ângulo da luz, as cores podem mudar de iridescente verde ao violeta iridescente. Uma barra horizontal, na cor amarela, se estende ao longo da parte superior do corpo. É um peixe extremamente pacífico, sendo ideal para aquário comunitário com peixes compatíveis e pequenos ou aquário plantado.

Não há dimorfismo evidente, embora as fêmeas normalmente sejam maiores que os machos. As diferenças sexuais são distinguíveis apenas durante a desova, quando os ovos brancos podem ser vistos no corpo da fêmea. A reprodução não é difícil sob condições ideais. Os peixes frequentemente desovam após longo namoro se alimentados com a dieta adequada e pequenos insetos voadores. Os ovos são fixados em plantas flutuantes. Após cerca de 36 horas eles caem no fundo do aquário onde ocorre a eclosão. Os jovens começam a tomar forma de adultos com 20 dias de vida.

* Fontes: Almpeixesornamentais.blogspot.com.br, Cpt.com.br, Peixesornamentais-rio.blogspot.com.br, Peixeornamental.wordpress.com.

* Foto: Peixeornamental.wordpress.com.

Compartilhe