COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Algumas cadelas não se dão conta de que estão grávidas e comportam-se normalmente até entrarem em trabalho de parto, mas a maioria parece perceber poucas semanas após o acasalamento. É quando uma cadela começa a reduzir um pouco sua atividade física.

Uma gravidez típica dura por volta de sessenta e três dias, mas só depois de trinta e cinco dias é que os filhotes tornam-se salientes e o abdômen aumenta visivelmente − primeiros sinais evidentes de que ela está carregando uma ninhada. Se as pessoas apalparem delicadamente o abdômen por volta de vinte e oito dias após a concepção, serão capazes de contar os fetos, como bolas de golfe. Isso é difícil de ser feito em cadelas tensas ou gordas, e nessas circunstâncias o ultrassom é a alternativa. Esse método de diagnóstico de gravidez é mais acurado quando usado de vinte a vinte e cinco dias após o acasalamento. Cada feto aparece claramente na tela do vídeo. O diagnóstico por ultrassom continua a ser fácil no final da gravidez, mas como os filhotes em desenvolvimento crescem muito rapidamente, é mais difícil contá-los. Aos quarenta e dois dias há cálcio nos ossos dos filhotes em desenvolvimento, de forma que a ninhada aparece mais nítida numa radiografia.

Por volta dos quarenta e nove dias, as glândulas mamárias da cadela começam a ingurgitar-se. Aos cinquenta e seis dias ela começará a produzir uma secreção aquosa nos mamilos. Isso significa que o leite logo estará sendo produzido. Durante esse último estágio da gravidez, a cadela deve conscientizar-se de que não está tão ágil como antes. Seu centro de gravidade mudou e a ninhada que ainda não nasceu funciona como um pêndulo, reduzindo sua habilidade de virar esquinas fechadas em alta velocidade, coisa que ela vai querer fazer se for suficientemente estimulada.

Como o término normal de todo ciclo reprodutivo é uma gravidez hormonal “aparente”, exames de urina são inúteis para diagnosticar uma gravidez. O hormônio da gravidez está presente mesmo quando a cadela não está grávida. Alguns exames de sangue foram desenvolvidos, mas mesmo estes não são muito acurados. Felizmente, a maioria das fêmeas sabe quando está carregando filhotes e reduz sua atividade, o que diminui os possíveis riscos aos bebês ainda não nascidos.

* Fonte: 100 perguntas que seu cão faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Revistagalileu.globo.com.

Compartilhe