COMO FAZER UM GATO FELIZ

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Muita gente pensa que os gatos, devido à natureza mais independente em comparação com os cães, não precisam de muita atenção. Porém, quem tem um ou mais felinos sabe o quanto eles precisam de nós, embora nem sempre assim o pareça. Basta dar água, comida e casa? Não! Os gatos precisam de muito mais para serem felizes em nossas casas.

Como qualquer animal, os gatos precisam estar bem nutridos para se sentirem bem. Uma alimentação adequada às suas necessidades nutricionais é essencial para prevenir uma série de doenças. Se optar por uma ração comercial, escolha as de melhor qualidade. Existem diversos estudos científicos que comprovam que uma boa alimentação melhora o estado geral do gato, qualidade do pelo, etc. Por vezes, podem parecer demasiado caras algumas opções comparando com outras de qualidade inferior, entretanto, em longo prazo, é vantajoso economicamente se pensar nas idas ao veterinário que serão evitadas. Deve-se adequar a quantidade de comida diária às necessidades específicas do animal. Um dos principais problemas nos gatos de apartamento é a obesidade. A dieta adequada é um dos pontos principais para evitar esse problema. Para prevenir problemas renais, tenha água fresca sempre à disposição. O ideal é distribuir várias vasilhas pela casa. Quanto mais ele for motivado a beber água, melhor. Alguns gatos são muito peculiares no que diz respeito à água e se recusam a bebê-la na vasilha, preferindo beber da torneira.

Visitas periódicas ao Médico Veterinário são imprescindíveis, e consulte-o sempre se notar alguma alteração. Por vezes, uma pequena alteração comportamental pode ter como origem um problema fisiológico que à primeira vista não é detectada. Se não pretende ter filhotes, opte por castrar. Nas gatas, além de evitar gravidezes indesejadas, diminui a probabilidade de vir a ter câncer de mama em cerca de 95%. O calendário de vacinação definido deve ser respeitado, assim como a desparasitação interna e externa. Nunca utilize produtos que não sejam específicos para gatos e sem o conselho do profissional.

Os gatos passam horas se lambendo. A limpeza é essencial para eles, pois não suportam sujeira no pelo nem uma pelagem desorganizada. A caixa de areia também deve estar sempre limpa, assim como a cama. Caixa de areia suja pode ser a principal causa para começarem a fazer as necessidades por toda a casa. Escová-lo diariamente é muito benéfico também, principalmente se for de pelo longo. A escovação é a maneira mais eficaz de evitar bolas de pelo.

Os gatos têm personalidades distintas. Alguns são mais sociáveis e outros mais solitários, até se escondendo quando vê gente estranha. Não é recomendável forçá-lo quando está com medo. Deve-se respeitar o seu espaço e esperar que ele venha por sua vontade. Alguns não gostam de ser pegos no colo. Quanto mais forçar, pior, pois irá começar a associar quem o pega à força a sentimentos negativos. Eles têm uma excelente memória, tanto para o bom como para o mau. Comece por tentar perceber aquilo de que ele mais gosta. Alguns preferem carinhos na cabeça, outros no final das costas. Com tempo e paciência ele será conquistado. O sono também deve ser respeitado. Um gato precisa dormir cerca de 15 horas por dia, e ainda tem uma linguagem corporal específica que utilizam para se comunicar entre eles e com os humanos. Compreendê-lo o fará mais feliz!

O enriquecimento ambiental é muito importante para garantir o bem-estar psicológico do gato. Se ele vive num apartamento, precisa ter brinquedos que o estimulem física e psicologicamente. Como são caçadores por natureza, precisam expressar este comportamento natural com brinquedos que simulem a caça.

A maioria das pessoas julga que basta colocar a cama e a caixa de areia. Não é bem assim. Alguns gatos têm preferências particulares, até em relação ao tipo de areia. Alguns gatos se recusam a urinar e/ou defecar em certos tipos de areia. Os especialistas aconselham que a caixa tenha pelo menos 1,5 vezes o tamanho do animal, permitindo que ele dê as voltinhas características sobre ele próprio antes de urinar e/ou defecar. O ideal é ter sempre uma caixa a mais que a quantidade de gatos do ambiente.

Os gatos podem ser adestrados. O reforço positivo é o método ideal para ensiná-lo a ter determinados comportamentos. Consiste em premiar o gato com guloseimas apropriadas ou carinho sempre que ele demonstrar determinadas atitudes consideradas positivas. Através do reforço positivo, pode-se ensinar a ele dar a patinha, a utilizar o arranhador, evitando que destrua os sofás. O adestramento é uma excelente maneira de aumentar os estímulos do gato, contribuindo para o seu bem-estar psicológico.

Não poupe carinhos. Mime muito o gato sempre que ele tiver atitudes positivas. Não o ignore quando ele o procura. Por vezes, estamos muito ocupados com os nossos problemas e envolvidos nas nossas tarefas do dia-a-dia e, sem querer, menosprezamos as tentativas de interação dele. A maioria dos gatos, ao contrário dos cachorros, não nos procuram o tempo todo. Temos de aproveitar sempre quando eles querem a nossa companhia e carinho.

* Fonte: Peritoanimal.com.br.

* Foto: Petsworld.in.

Compartilhe