PACU MANCHADO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Pacu Manchado (Metynnis maculatus) apresenta o corpo com manchas discoides castanhas, flancos cinzentos e uma mancha alaranjada acima do opérculo. Pode ser confundido com os congêneres M. argenteus e M. lippincottianus. Distribuído nas bacias dos Rios Amazonas, São Francisco, Paraguai e Rio Grande (neste a espécie foi introduzida). Embora não atinja um grande tamanho (pode chegar a 18 cm), manter em aquário de grande porte uma vez que a espécie é bastante ativa e de comportamento gregário, devendo ser mantido em cardume de pelo menos seis indivíduos. Quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento, com expectativa de vida de 10 anos.

A decoração do aquário (mínimo de 150 cm x 50 cm x 50 cm (375 L); temperatura de 22°C a 28°C; pH: 5.0 a 7.4; Dureza: 1 a 10) é indiferente, devendo ser deixado áreas abertas para nadarem. Um substrato arenoso, raízes, pedras, entre outros adornos podem ser utilizados. Plantas serão comidas.

É territorial apenas com outros da mesma espécie ou formato e coloração semelhantes. Em aquário comunitário dificilmente chegam a atacar outros peixes desde que mantidos em cardumes, o mais comum é observar os machos disputando entre si a hierarquia do grupo.

Ovíparo (que ou o que produz ovos que se desenvolvem e que eclodem fora do corpo materno), são considerados disseminadores livres. A fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta e após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar livremente. Não ocorre o cuidado parental.

O dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos. O macho possui menor porte e coloração mais forte, além da nadadeira dorsal ligeiramente maior e ventre retilíneo. A fêmea possui coloração menos intensa, a nadadeira dorsal menor, o ventre é roliço e é maior que o macho.

Onívoro (que ou o que se alimenta tanto de matéria vegetal como animal) com tendência a herbívoro. Alimenta-se de material vegetal, fitoplâncton, sementes e frutas. Secundariamente pode consumir alevinos de peixes, insetos e pequenos crustáceos. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

* Fonte e foto (Johnny Jensen): Texto do Aquarista Edson Rechi (agosto/2016) em aquarismopaulista.com.

Compartilhe