ARCO-ÍRIS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

Endêmico da região do rio do Norte na Papua Ocidental, a área era anteriormente conhecida pelos administradores holandeses como o Nimboran Plain. Está localizado a cerca de 50 quilômetros a oeste do Lago Sentani. A localidade consiste de um pequeno lago redondo (Lago Nenggwambu). Aparentemente existe uma ligação subterrânea com lagos vizinhos através do substrato calcário. Apresenta águas claras com profundidade variando de 10 a 15 metros, cercado por floresta secundária e plantas aquáticas em abundância. Glossolepis dorityi foi a espécie de peixe mais abundante e um segundo peixe arco-íris também é bastante comum na região (Chilatherina fasciata).

Dan Dority e David Price coletou Glossolepis dorityi em abril de 2000. Heiko Bleher descobriu pela primeira vez esta espécie em Maio de 1999 no Lago Kali Biru (Lago Nenggwambu), mas foi incapaz de recolher quaisquer espécimes. No entanto, em um lago próximo (Lago Jaigum), ele coletou espécimes da mesma espécie. Infelizmente apenas dois machos sobreviveram à viagem de volta para a Europa. Ele retornou em novembro do mesmo ano – mas, mais uma vez, não teve sucesso na recolha de espécimes. No entanto, durante sua terceira viagem, no final de 2000, ele conseguiu apanhar seis espécimes adultos. Ele também recolheu mais amostras do Lago Jaigum, quando finalmente retornou para Europa com mais espécimes vivos.

Prefere aquário (mínimo de 80 cm X 30 cm X 40 cm – 96 L, temperatura de 23°C a 28°C; pH: 6.6 a 7.8 e Dureza: 10 a 20) plantado com vegetação densa e áreas abertas para natação. São peixes que devem ser mantidos em grupos de pelo menos seis indivíduos. Quanto maior o cardume mais natural o seu comportamento e realce das cores. São peixes de comportamento pacífico que passam a maior parte do tempo disputando território ou a atenção das fêmeas. Os machos se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível.

Ovíparo, são disseminadores livres. A fêmea libera seus ovos na água, próximo a folhas ou rochas, e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 7 a 12 dias quando mantidos em temperatura mais alta e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. Não ocorre o cuidado parental.

Apresenta dimorfismo sexual evidente. Machos são maiores e possuem os raios da nadadeira dorsal e anal mais longo, o corpo apresenta coloração esverdeada com reflexos prateados, além de uma listra laranja ou bronze bastante realçadas principalmente em época de reprodução. Fêmeas apresentam a mesma coloração com as listras laranja ausentes ou pouco evidentes, além se serem menores e possuírem corpo menos robusto.

Onívoro, em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos. Alimentos vivos e congelados ajudam a acentuar sua coloração. Quando adulto, pode alcançar 11 cm de comprimento. A expectativa de vida é de cinco anos.

* Fonte: Texto de Edson Rechi em aquarismopaulista.com.

* Foto: Pinterest.com.au.

Compartilhe