1.ª VISITA DO CÃOZINHO À CLÍNICA VETERINÁRIA ELE NUNCA ESQUECE, A

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

As primeiras impressões podem durar para sempre, e infelizmente a primeira vez que um cão visita uma clínica veterinária ele é apunhalado pelas costas. Esse é um desprazer inevitável, portanto sua visita deveria tornar-se a mais agradável possível.

Quase sempre, o cão já está amedrontado porque andou de carro pela primeira vez, está com pessoas que não conhece e ouve o barulho de outros animais que sinalizam aflição ou perigo. Nas melhores circunstâncias possíveis, a clínica veterinária deveria fornecer uma área limpa onde o filhote possa ser colocado, se estiver querendo ir embora. Ele provavelmente vai querer esvaziar a bexiga e, se ao mesmo tempo encontrar um petisco para cheirar e comer, essa primeira impressão será positiva.

As pessoas muitas vezes transmitem seu próprio medo de visitar o médico, dentista ou veterinário a seu cão. Mesmo filhotes jovens são extremamente sensíveis ao comportamento das pessoas. Os donos¹ de cães quase sempre se preocupam desnecessariamente com o que o veterinário poderá dizer a eles: que o novo filhote é uma coisa sem valor, que está infestado de parasitas, que tem quatro patas esquerdas ou que é um rato disfarçado. Ficam pensando se o filhote sentirá medo ou dor. O jovem filhote capta as sensações de apreensão do dono e fica nervoso. As pessoas deveriam agir mais tranquilamente possível quando levassem um cão à clínica veterinária.

Quando ele estiver na mesa de exames, deve ser abordado em seu próprio nível. Deve-se permitir que ele ande até o examinador e faça sua investigação. Quando terminar, o examinador poderá investigá-lo. Injeções são mais dolorosas para alguns cães do que para outros. Raças como os labradores raramente notam que algo aconteceu, enquanto outros gritam como se fosse o fim do mundo. Como a maioria dos cães não consegue se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, essa é uma boa hora para oferecer outro petisco. Uma injeção é dada enquanto o filhote investiga ou come a comida que acabou de descobrir. Se esse primeiro passeio for transformado numa ocasião agradável, tornará as visitas futuras mais fáceis. Em casa, as pessoas podem abrir a boca do cão, olhar os ouvidos, separar o pelo, levantar a acuda e, de uma outra forma, examiná-lo como faz o veterinário. Isso é muito importante, porque cães dóceis fazem um exame mais completo e isso torna o diagnóstico mais rápido e melhor.

* 1: No país do pau brasil, que adora palavras de efeito, principalmente em inglês, os donos ou proprietários de animais de companhia foram transmutados em tutores. Pois é, agora, no país do pau brasil, não existe mais dono e muito mesmo proprietário de animal de companhia: agora é tutor.

* Fonte: Livro 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Publicdomainvectors.org/pt.

Compartilhe