Em meados de 1941, o Governo Federal autorizou a empresa aérea Panair do Brasil a fazer o serviço entre Belo Horizonte e Goiânia, com escala em Patos, conforme decreto n. 3463¹. No início de 1942, mais precisamente em 04 de janeiro, o jornal Folha de Patos publicou a seguinte nota intitulada “Inauguração da linha da Panair”:
Segundo informações publicadas nos jornais da Capital de Minas, será inaugurada, amanhã, segunda-feira, a nova linha aérea que ligará Belo Horizonte à Goiânia, com escala por Patos. A viagem será semanal e se realizará todas as segundas-feiras, indo e vindo à Capital Goiânia em seis horas.
Esta notícia ainda não foi confirmada oficialmente, mas desde o principio estava nos cálculos o inicio dos serviços para o dia cinco do corrente.
Caso se realize, o dia de amanhã ficará assinalado dos maiores da historia de Patos, e o acontecimento deve rejubilar a todos os patenses.
O avião demorará poucos instantes em nosso campo² e rumará para a nova capital de Goiaz de onde voltará pouco tempo depois, inaugurando assim o serviço de transporte de passageiros, serviço êste que trará incalculáveis beneficios para a nossa terra.
A edição seguinte do mesmo jornal, de 11 de janeiro, na nota “A nova linha da Panair”, confirmou a inauguração da nova linha:
Como anunciamos em nosso último número, foi inaugurada, em 5 do corrente, a nova linha da Panair do Brasil, esta que ligará a nossa cidade a Belo Horizonte-Rio e à Goiânia.
A’s dez horas chegou ao campo da Lagoa Grande um possante avião que trazia como passageiros vários altos funcionários da grande empreza de transportes aereos. O Prefeito Municipal³ recebeu os viajantes em nome da cidade. Grande massa de povo correu ao local onde pousara o belo passaro de alumínio. Demorando pouco tempo, seguiu ele viagem para Goiânia, fazendo uma grande curva sobre a cidade. As viagens serão semanais e estão sendo organizados os serviços que terão a ordem com que os seus similares são metodizados onde quer que se encontre uma agência da poderosa Cia.
* 1: Leia “Anunciada a vinda da Panair”.
* 2: Leia “A Chegada da Panair e a necessidade de novo Aeródromo”.
* 3: Clarimundo José da Fonseca Sobrinho (Prefeito Camundinho).
* Fonte: Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.
* Foto: Do livro Patrimônio de Santo Antônio: Do Sítio ao Templo, de Sebastião Cordeiro de Queiroz, publicada em 20/01/2017 com o título “A Chapada na Década de 1940”. Em destaque, entre o PTC e a Lagoa Grande, o antigo campo de aviação.