Alguns cavalheiros residentes nesta cidade, no intuito patriotico e louvavel de trabalharem pelo progresso de Patos, tratam da organização de uma linha de automoveis¹, que partindo d’aqui, vá ter à linha tronco da E. F. Goyaz, servindo Sant’Anna de Patos, Cruzeiro da Fortaleza e mesmo Lagôa Formosa, indo à estação de S. Benedicto ou Patrocinio; ou então, passando por Lagôa Formosa, Carmo do Paranahyba, Villa Rio Paranahyba e S. Jeronymo vá à estação de Urubú. Na primeira hypothese, a estrada terá 12 leguas, pouco mais ou menos e na segunda, vinte e tantas. Esse ponto porém, ainda não está resolvido. De todos os melhoramentos a se fazerem neste municipio e nesta cidade, nenhum excede ao de que tratamos, pois d’elle depende o progresso real e rapido de Patos.
Os organisadores de tão util e necessaria empreza, são homens praticos e conhecedores das indiscutiveis vantagens, dos importantissimos melhoramentos que essas ligações rápidas e commodas hão de trazer ao municipio.
Não se diga que uma linha de automoveis não apresenta segura garantia de perfeito funccionamento. Desde que sejam apropriadas as estradas não ha meio de viação mais rapido e commodo do que pelo automovel. O automovel quer bôas estradas; feitas estas, o seu funccionamento nada deixa a desejar, sendo a viagem mais commoda do que nos proprios vagões das estradas de ferro. Está feito o calculo de se poder ir de Patos à cidade de Formiga em um dia, desde que os trens da Goyaz partam da estação do entroncamento depois do meio dia. Isso quer dizer que se poderá ir de Patos a Belo Horizonte em dous dias, e ao Rio de Janeiro em tres. O municipio e a cidade de Patos tomarão grande impulso com esse melhoramento tão necessario ao seu progresso.
Ha vantagens na creação de uma linha de automoveis entre esta cidade e a E. F. Goyaz. Para exemplificar, citamos o movimento de carretos da Casa Gotte, Maciel & C.ª: em nove mezes deste anno, transportaram-se da estação de Urubú para esta cidade, com destino à referida casa, 87.685 kilos de mercadorias, procedentes de uma só casa commissaria. A Casa Gotte pagou de carreto 12.045$000 neste espaço de tempo, sendo o calculo annual de 16.059$999 de carreto. Além da Casa Gotte que é a de maior movimento, ha na cidade e no municipio muitas casas importantes, como a dos Snrs. Virgilio Borges & Deiró, Maciel, Sobrinho & C.ª, Almerio de Amorim, etc., etc. Ha ainda a considerar o movimento de passageiros e a grande quantidade de materiaes que a Camara Municipal terá de importar, devido aos melhoramentos que vae dar a cidade: canalisação d’água, luz, etc.
Levamos aos organisadores de tão necessaria empreza os nossos parabens, sendo certo que farão jus aos applausos e reconhecimento dos habitantes do municipio e da cidade de Patos.
* 1: Leia “Sesostris Dias Maciel e a 1.ª Estrada de Rodagem”.
* Fonte: Texto publicado com o título “Linha de Automoveis” na edição de 07 de dezembro de 1913 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.
* Foto: Mapio.net, meramente ilustrativa de uma estrada de terra.