LINHA DE TIRO: O EMBRIÃO DO TIRO DE GUERRA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

LINHA DE TIRODentre as noticias de interesse collectivo que a Gazeta de Patos pode hoje vehicular, nenhuma, por certo, deverá tanto calar no espirito do leitor como a da organisação, nesta Cidade, de uma linha de tiro, cujos beneficos resultados, escapam a um ligeiro commentario, mas não podem ser indifferentes a quantos pro pugnam pelo desenvolvimento phisico, moral e intellectual da mocidade, representada pelos nossos filhos, irmãos, amigos e compatricios, todos neste momento, de parabens, pela grandiosa e, de momento, surprehendente organisação militar em nosso meio.

Como iniciador de tão vultoso emprehendimento cabe ao provecto educador Prof. Eduardo Lopes, os parabens mais sinceros de toda população patense pelo inestimavel acontecimento, que, uma vez effectivado, virá trazer á sociedade, ao município, á zona circunvizinha um surto de progresso e actividade, movimentando a rapaziada em condicções para o manejo das armas, hoje obrigatorio e que poderá ser aqui, no meio da familia, ao lado dos seus, sem os sobresaltos dos meios estranhos, do mesmo modo que lá fora, exercitado e aprendido.

Para os nossos patricios afferrados ao seu meio e que o simples pensar em abandonar familia e logar para o treino na caserna causa-lhes pesadellos e insonias, entre os menores beneficios já é este um dos muitos que poderão auferir alem do conjuramento da convivencia nem sempre recommendavel com companheiros de quartel de educação e costumes evitandos, principalmente para moços inesperientes, creados na roça e sem o tirocinio preciso para evitar inconvenientes possiveis.

Convocada uma reunião, no Instituto Santa Theresinha, no dia 21 do corrente, alli, perante numeroso grupo de cidadãos, expoz o Prof. Eduardo Lopes o fim da mesma. Depois de ler as instrucções recebidas para a organisação da sociedade de linha de tiro, fez sentir que se tornava obrigatoria a eleição ou acclamação da directoria effectiva, o que foi feito pela assembléa sob estrepitosa salva de palmas, a medida que ia sendo acclamado cada um dos membros da mesa.

Em primeiro logar foi indicado o Rvmo. Conego Manoel F. Curado para Presidente e em seguida os Snrs. Hugo José de Souza, Alexandre Dias e Prof. Eduardo Lopes, respectivamente para Vice presidente, thesoureiro e secretario, sendo afinal escolhido, também por acclamação 3 conselheiros e 3 supplentes conselheiros.

Terminada a acclamação uzaram da palavra diversos oradores congratulando-se com a sociedade patense pelo grande acontecimento civico que se realisava; com a directoria da sociedade de Tiro pela feliz escolha de seus dirigentes, á cuja frente o nome do Conego Fleury representa uma esperança, um estimulo e uma garantia de exito, ao lado dos nomes egualmente esperançosos de seus dignos companheiros de directoria; com o prof. Eduardo, finalmente pelo muito que vem se sacrificando a bem da mocidade patense, procurando dotar o nosso meio de uma instituição por todos os títulos merecedora de aplausos.

A Gazeta de Patos pensa traduzir os sentimentos de toda a sociedade de Patos felicitando o Prof. Eduardo pela organisação da linha de tiro em nosso meio, pois é um commetimento que só vem beneficiar a flôr do nosso município representada pela radiosa mocidade de seus filhos¹.

* 1: Leia “Tiro de Guerra”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 28 de julho de 1929 do jornal Gazeta de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Linhadetirotv.blogspot.com.

Compartilhe