ANUNCIADA A FUNDAÇÃO DO AEROCLUBE − 1942

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, DIVERSOS.

Em 1941, o então Ministro da Aeronáutica Joaquim Pedro Salgado Filho, com apoio fundamental do jornalista Assis Chateaubriand, proprietário da cadeia de jornais Diários Associados, e do próprio presidente Getúlio Vargas, criou a Campanha Nacional da Aviação-CNA. Também conhecida como Campanha para Dar Asas a Juventude Brasileira ou Dêem Asas ao Brasil, a CNA contribuiu de forma determinante para o surgimento de aeroclubes com o objetivo de consolidação de uma mentalidade aeronáutica junto à juventude brasileira para uma preocupação real com a 2.ª Guerra Mundial. Portanto, era preciso criar um exército aeronáutico de reserva, convocando os jovens da sociedade a se engajarem em campanhas em prol da aviação e que pudessem se incorporar à aviação militar, se necessário. A fim de facilitar a formação desta reserva aeronáutica, o governo responsabilizou-se pelo pagamento de horas de voo nos aeroclubes e escolas de voo. Assim foi que, em 1942, um grupo de moços patenses se movimentou para a fundação de um aeroclube. A intenção durou nove anos, e o tão sonhado aeroclube só foi oficializado em 1951¹.

* 1: Leia “Aeroclube”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: O papel do Aeroclube do Brasil na Construção de uma Política Nacional de Aviação Brasileira (1911 − 1972), de Claudia Musa Fay e Rejane Souza Fontes.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 13 de setembro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe