ATA DA REUNIÃO DE FUNDAÇÃO DA 1.ª CAIXA ESCOLAR

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

“Acta da reunião de fundação da Caixa Escholar, em Patos”.

“Aos quinze dias do mez de Novembro de mil novecentos e onze, nesta Cidade de Patos, Estado de Minas Geraes, no “Theatro 14 de Julho”, lugar anteriormente combinado, ahi presente grande numero de convidados e as escholas primarias, todos reunidos, a convite do operoso e illustre inspector regional, Cidadão Alceu Novaes, foi a convite d’este assumida a presidencia da reunião, pelo Exmo. Sr. Dr. Josè Gomes Pinheiros, Juiz de Direito da Comarca, que convidou a fazerem parte da mesa − o Exmo. Srs. Dr. Olegario Maciel, Deputado Federal, Dr. Marcolino de Barros, Advogado, e Alfredo Borges, Redactor do “O Commercio” d’esta Cidade; sendo em seguida dada a palavra ao illustre inspector regional para expôr os fins da reunião: − Por este foi em eloquentes palavras exposto o fim da reunião e os resultados a esperar-se da fundação de uma caixa escholar; terminando o seu discurso propondo para compor a directoria provisoria que durarà até a approvação dos estatutos: − Para Presidente − D.ª Maria Magdalena de Mello, professora interina da eschola do sexo feminino; para tesoureiro − Cap. João Gualberto de Amorim; para fiscaes − Dr. Marcolino Barros, Alfredo Borges e Francisco Irineu Borges; para secretario − professor Modesto de Mello Ribeiro; e para commissão organisadora de estatutos − Major Olympio Borges, Dr. Euphrasio Josè Rodrigues e Dr. Marcolino de Barros. − Foi unanimimente aprovada a proposta feita. − Pediu a palavra o illustre professor particular − Oscar Rodarte que leu uma bella poesia de sua lavra, dedicada ao assumpto da reunião. Seguiu-se posteriormente com a palavra o Exmo. Dr. Euphrasio José Rodrigues que em substancioso discurso expoz as vantagens da fundação da caixa escholar. Posteriormente diversas creanças recitarão poesias e pequenos discursos; sendo encerrada a reunião pelo illustre presidente da mesa, que em breves, mas eloquentes palavras congratulou-se com a sociedade Patense pela fundação de tão util instituição. Encerrada a sessão, foi distribuida á petizada grande quantidade de caramellos, amendoas etc. E por nada mais, lavrei a presente acta que vai assignada pela mesa e pelos presentes. Marcolino Barros. Dr. Euphrasio José Rodrigues. Alceu de Souza Novaes, inspector regional. Oscar Rodarte. Alfredo Borges. Olegario Maciel. Felippe Rodrigues Corrêa. Deirò Eunapio Borges”.

Noticiando a fundação, em nossa Cidade, de tão bella quão util instituição, esperamos que os nossos concidadãos a ella prestem todo o seu auxilio, e congratulamo-nos com a sociedade patense por mais este passo dado na senda do progresso.

* Fonte: Texto publicado com o título “Caixa Escholar” na edição de 03 de dezembro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro a Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe