ANUNCIADA A BIBLIOTECA PÚBLICA

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL DOS MUNICÍPIOS (1956)

Quando encetamos a “CAMPANHA PRO BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL” estávamos imbuidos do mais são idealismo, e da certeza irremovível, do patriotismo do nosso batalhador Prefeito Municipal, não desviamos da rota traçada, não duvidamos nunca, não ouvimos as palavras, pessimistas, de muitos, que não acreditando no trabalho incansável daqueles que amam esta bendita terra, e querem por ela trabalhar construtivamente, desfilam um manancial de descredito para com as boas e nobres iniciativas e campanhas. Mas enfim, ai está o que desejavamos, o que todos desejavam: A BIBLIOTECA PÚBLICA.

Contaremos, resumidamente, a história da assinatura do convênio com o Instituto Nacional do Livro.

A nossa reportagem assim que teve a notícia de tal acontecimento, foi à presença do Sr. Prefeito e o mesmo nos disse: “Com a cooperação do Dr. Alvaro Campos, Advogado do Ministério da Educação, entramos em entendimentos com a secção competente, e, sempre com os préstimos do Dr. Alvaro, fomos atendidos rapidamente, assinando, imediatamente aquele importante convênio, que virá dotar dentro de pouco tempo a nossa cidade de uma Biblioteca Pública. Aliás, dependerá para a conclusão da instalação, a aprovação da Câmara Municipal; mas esperamos que os dignos senhores vereadores aprovem tal projeto, pois que, estarão concorrendo para que os nossos estudantes e a população em geral, tenham um centro de cultura à altura do desenvolvimento de nossa terra”.

“Assim quero também agradecer ao ‘Jornal dos Municípios’ pela sadia e elevada conduta que tem mantido até aqui, pois as críticas a minha administração e as boas indicações poderão concorrer para que eu possa dar aquilo que bem merece a nossa terra”. E terminou: “O local da Biblioteca talvez seja no próprio salão onde está instalada a Câmara Municipal, dependendo, naturalmente da aprovação desta”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Patos de Minas Terá Brevemente Sua Biblioteca Publica” e subtítulo “O Senhor Genésio Garcia Rosa assina no Rio de Janeiro o Convênio com o Instituto Nacional do Livro – 800 livros iniciais – 500 volumes anuais – Vitória do povo e do ‘Jornal dos Municípios’” na edição de 07 de outubro de 1956 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Pt.dreamstime.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe