ALIMENTOS COMERCIAIS PARA ROEDORES DE COMPANHIA: A “MARCA BRASIL”

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

Sob orientação do Professor Dr. Luciano Trevisan, Marina Estrázulas apresentou em 2012 à Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a Monografia Avaliação Nutricional de Dietas Comerciais Para Roedores Domésticos como requisito parcial para obtenção da Graduação em Medicina Veterinária.

Marina comenta sobre as necessidades nutricionais dos roedores de companhia mais populares no Brasil e seu método de trabalho consistiu em selecionar aleatoriamente dez produtos nos comércios especializados na região metropolitana de Porto Alegre: 4 dietas extrusadas, as quais foram chamadas de E1, E2, E3, e E4; duas dietas peletizadas, P1 e P2; e quatro dietas de misturas de sementes, chamadas M1, M2, M3 e M4. Após, as dietas foram homogeneizadas e uma amostra de 500 gramas foi removida. Desta amostra, 300 gramas foram moídas e envidas para o laboratório para proceder análise dos constituintes para serem comparadas com os níveis nutricionais descritos na embalagem. Já na Introdução do trabalho, ela alerta:

Algumas vezes, alimentos ditos completos podem não satisfazer todas as necessidades nutricionais dos roedores pelas quantidades inadequadas dos nutrientes disponíveis nas dietas, ou pela qualidade das mesmas, a qual pode estar prejudicada por perdas parciais que ocorrem durante a estocagem do alimento.

Depois de analisadas as dez amostras, ela conclui:

Os níveis de garantia da maioria das dietas foram diferentes dos indicados nos rótulos, considerando a variação de 5%. Alguns ingredientes descritos nas embalagens não estavam presentes nos alimentos. Ambas alterações estavam em desacordo com a legislação. Apesar de serem indicadas como alimentos completos para pequenos roedores, todas as dietas apresentaram alguma inconformidade, ou com a necessidade da espécie ou com a presença de nutrientes na proporção adequada.

Esta é a Marca Brasil da maioria dos alimentos comerciais destinados a roedores de companhia.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Petz.com.br.

Compartilhe