SENHORES MOLEQUES DE MINAS GERAIS

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

ANossa cidade de Patos de Minas, também revela-se como sedimentadora da cultura brasileira, tornando-se hoje polo cultural do estado, juntamente com outras poucas cidades mineiras. Procurando atender em termos artísticos e culturais, através da potencialidade do artista-músico municipal.

O GRUPO CARAMBOLA, um grupo da cidade que vem desenvolvendo um ótimo trabalho dentro de nossa órbita musical, divulgando e veiculando nossa cultura e arte através de suas composições em apresentações nas várias cidades circunvizinhas, agora estará apresentando seu show musical, intitulado: “SENHORES MOLEQUES DE MINAS GERAIS¹”. É como o artista mineiro tem se comportado diante de todo esse tempo de violência cultural. Sufocado, discriminado, tornando-se marôto, matreiro, com toda a esperteza do menino, no entanto, dono do seu mundo bélico, subscrevendo a sua própria carta de alforria, carregando sempre a chave de todo mistério, pois agora esse Senhor Moleque que mora em todo mineiro, desperta radiante em nossa canção.

Cantando a estrada, a memória, o trem, a poeira, a poesia… como diz na canção que dá o nome ao show: “É gente que passa, é gente que sente, é gente que fica, é gente que deita e rola/É gente que vive, é gente que ama, é gente que sonha, é gente que cresce e amola”.

A música mineira vem como elemento de reflexão para as pessoas, como mensagem, como expressão de nossa cultura. É pelo trabalho sério e definido que vem levando o GRUPO CARAMBOLA, que resulta a ascensão do músico interiorano. Um show com tamanha expectativa prometendo um grande espetáculo há muito tempo não visto nesta cidade, pois o Grupo se apresenta agora em estado maduro, de grande beleza e uma melhora evidente com um trabalho mais criativo e dinâmico. Caracterizando a sua linha melódica, bonita e envolvente, adormecida em arranjos bem estruturados, composto agora de uma lista completa de instrumentos musicais. O Grupo formado por: WILMAR, RAMALHO, MAURÍCIO E MARCÃO, sempre desenvolveu um trabalho musical mais acústico com violão, viola, bandolim, flautas doce, percussão, etc., no entanto hoje com novas canções, novo trabalho, tornou-se necessária a inclusão de novos instrumentos e a participação de outros músicos como: WALDIR CARVALHO, no Contra baixo e Guitarra elétricos, ONOFRE, nos teclados e BACANA na bateria e percussão.

“SENHORES MOLEQUES DE MINAS GERAIS”, um show bastante variado, com a maioria das composições de autoria própria, algumas inéditas e também de outros compositores como: “para Lennon e MacCartney” gravada por Milton Nascimento. Mas o grupo nunca abandonará seu lado e estilo naturais, contemplados em suas toadas leves e românticas, como diz na canção “DIA DE SOL”: “E quem quiser me seguir/tenho um caminho só/desatar o nó/da garganta da noite/achar um grito de sol/Qualquer um/de cada dia que chegar nessa voz/em que a gente tem de desarmar a armadilha/que prende o coração”.

O show merece a presença de todos os patenses, pois além da beleza musical dos meninos, existe uma plena consciência da necessidade de uma base sólida, em termos de organização de trabalho, trâmites empresariais e técnicas de aparelhagem para o desenvolvimento de uma boa realização artística, pois esse fator tem prejudicado o artista e shows patenses. Além disso o GRUPO CARAMBOLA já atinge vários setores da sociedade, e é hoje sem dúvida o Grupo de maior público na cidade.

Vamos através dessa poesia provir a Alquimia da Mineiridade!

* 1: : O show foi realizado no Cine Riviera na noite do dia 29 de junho de 1984. Leia “Senhores Moleques de Minas Gerais (Gilmar Castro)”, “Show Senhores Moleques de Minas Gerais”.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 94 de 30 de junho de 1984 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: Do LP “En Cantos Geraes”, do arquivo de Wander Porto.

Compartilhe