FESTA DO TIRO DE GUERRA 283

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No dia 18 do andante, o Tiro de Guerra¹ 283, desta cidade, realizou brilhantes solenidades de compromisso à bandeira pela garbosa Turma de 1944.

A’s 15 horas, em frente ao Aero Clube², presentes todos os estabelecimentos de ensino, autoridades e grande massa de povo, teve lugar a solenidade propriamente dita de compromisso à bandeira nacional.

Depois de terem os soldados desfilado com entusiasmo pela rua Benedito Valadares [hoje Major Gote], de uma das sacadas do clube falou o dr. Oliveiros Marques de Oliveira felicitando os jovens atiradores pelo auspicioso acontecimento.

Em seguida, foi lida a “Ordem do dia”, pelo distinto Sargento Miguel Marcelino Campos, Instrutor do Tiro de Guerra, que em linguagem de veemente patriotismo, enalteceu a farda do Exercito brasileiro com os atos heroicos de Caxias e outros vultos de nossa gloria nas armas. As suas ultimas palavras cobriram-se de estrepitosa salva de palmas.

Os alunos prestaram, então, entusiastico e vibrante compromisso, sob aplausos gerais.

A’ noite, nos amplos salões do elegante Aero Clube local, realizou-se a festa magnifica de coroação da Rainha do Tiro de Guerra − srta. Loide Ribeiro, expressão de relevo de nossa sociedade.

A’ hora aprazada, deu ela entrada no rico edificio, precedida da graciosa menina Helena Maciel Lemos que lhe trazia a coroa e das gentis princesas: Vera Muniz, Carminha Amorim, Lilitinha Borges, Diva Piau, Isabel Borges e Penha Olivieri − com respectivos príncipes − debaixo da maior agitação de entusiasmo de todos os presentes, sendo de notar-se a riqueza de toillete de toda a Corte.

Depois de coroada ao som de musica e alegria, foi a distinta Rainha saudada brilhantemente pelo inteligente aluno do Tiro, José Rodrigues Ribeiro.

Produziu a jovem Rainha a mais cintilante oração em agradecimento, reveladora do fulgor de sua inteligencia moça e da admiravel dicção de que é dotada.

Causou a mais profunda impressão ao auditório a comovente oração que Loide Ribeiro soube sentir e soube pronunciar.

Toda a corte dansou majestosamente a primeira valsa, prolongando-se ruidosamente o elegante baile comemorativo.

“Folha de Patos” felicita os jovens alunos e seu digno Instrutor pelo brilhantismo dos festejos.

* Leia: “Linha de Tiro: O Embrião do Tiro de Guerra”, “Tiro de Guerra − 1941”, “Tiro de Guerra”, “Antiga Sede do Tiro de Guerra”.

* 2: Edifício São Bento, na esquina da Rua Olegário Maciel com sua colega Major Gote. Leia “Anunciada a Fundação do Aeroclube − 1942”, “Aeroclube”.

* Fonte: texto publicado com o título “Tiro de Guerra 283” e subtítulo “Pomposa festa de Compromisso à Bandeira” na edição de 21 de maio de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Texto original.

Compartilhe