ADÉLIO DIAS MACIEL − ANIVERSÁRIO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Transcorre hoje o aniversário natalício do dr. Adélio Maciel, médico de renome nesta região e elemento de destacado relevo em nossa sociedade.

Como político e deputado à Constituinte Federal, o ilustre patense sempre pugnou, dentro da tradição mineira, pelos princípios democráticos que nos norteiam e que fazem da América a pátria da liberdade.

Como clínico da mais elevada estatura, cujos diagnósticos quasi nunca falham e são reclamados nos casos mais sérios e mais difíceis, a sua atuação humanitária e caridosa aí está se desenvolvendo diariamente em nosso meio, assistindo ao amigo, pensando as dores e amparando a pobreza.

Fazendo da medicina o mais nobilitante dos sacerdócios, o facultativo de nomeada, acertando decisivamente nos casos mais melindrosos e dolorosos, nem enseja ao beneficiado a oportunidade de uma remuneração condigna, porque se habituo ao bem sem dar ao dinheiro o valor injustificável e exagerado que lhe empresta a humanidade.

Cidadão incansável na grandeza e prosperidade de Patos, nome de grande responsabilidade no govêrno e destino de nosso município, o ilustre aniversariante se tornou credor de nossa admiração e de nosso aprêço.

Registrando, pois, a grata efeméride, “Folha de Patos” lhe apresenta as mais vivas felicitações com os votos das maiores felicidades pessoais, que redundam sempre nas maiores felicidades de nossa gente e de nossa terra.

* Fonte: Texto publicado com o título “Dr. Adélio Dias Maciel” na edição de 18 de janeiro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa do Cultura do Milho.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe