1.ª MATÉRIA ESPORTIVA SOBRE FUTEBOL

Postado por e arquivado em DIVERSOS, ESPORTES, FUTEBOL.

FOOTA INAUGURAÇÃO DO PATOS FOOT-BALL CLUB¹

A VICTORIA DOS DO TEAM BRANCO PELO BELO SCORE DE 2 X 1

A’s 14 horas partiam para o field as duas equipes rivaes acompanhadas pelo corporação S. Cecília em marcha, formando um losango indo adiante o team em que figurava o presidente seguido de grande massa popular.

O JOGO

A’s 15 horas dava o kick-off inicial o Exmo. Presidente honorario do club sr. dr. Marcolino de Barros. Logo nos primeiros ataques dados pelos combatentes notou-se a vehemencia com que ia ser disputado o match inaugural. A linha do “team” branco ataca rijamente o “goal” de Djalma pondo-o varias em serios perigos. Em dado momento Tonico o “center” deste team depois d’uma serie de blings consegue vasar com “shoot” enviezado o “goal” do “team” vermelho. Tonico dá mais alguns “rushs” perigosos e o jogo pouco a pouco vai passando para o campo contrario até que dominado completamente pela equipe vermelha. Josetinho começa a destacar-se e avança furioso contra o “goal” de Nenê tendo já driblado e o center half do team branco quando é interceptado por Arlindo que dá violenta “charge” em seu adversario, enviando a bola aos seus. Josetinho não se desanima e n’outra perigosa avançada “dribla” novamente os “halves” e “backs” e com vigoroso “kick” vasa o primeiro e ultimo “goal” para seu “team” arrancando dos assistentes cinco minutos de prolongados applausos e delirantes ovações pelo seu brilhante feito. O “team” vermelho domina até que o juiz Dr. Affonso dá por terminado o 1º tempo.

Durante o descanso regulamentar subiu a tribuna o prof. Oscar Rodarte orador official do club que pronunciou soberba allocução. As ultimas palavras do facundo mestre foram suffragadas pelos calorosos appausos dos assistentes e dos “players”. Em seguida tomou a palavra o representante e redactor desta folha na festividade de domingo.

HALF-TIME

A’ sahida coube ao “team” vermelho que logo perde a pelota para o “center” do branco que com Oswaldo, o Formiga dos nossos e o extraordinario Elias avançam em bellos passes até que Fernando o formidavel “back” com fortissimo “kick” manda a bola a seus forwars q’tentam diversas avançadas contra o goal de Nenê, mas Genaro, Chico, Arlindo, Nhonhô e Aurelio sempre attentos tiravam a bola e enviavam logos aos fowards. Oswaldo e Elias salientavam-se em passes majistraes até que Tonico de uma ligeira escapada aproximava do goal, mas Lourival procurando defender faz hands e o referee ordena o devido penalty-kick que batido por Tonico marca o 2º “goal” garantindo a victoria para seu team. Napinho cortou varios passes da trindade Elias, Tonico e Oswaldo.

A’s 16:25 dava por terminado o leal encontro o juiz dr. Affonso que actuou correctamente bem.

Do team branco com exceção das extremas todos jogaram bem principalmente Oswaldo, Elias e Nhonhô.

Do vermelho, Fernando o forte back, Eunapio o delicado center-half. Josetinho o admiravel foward e Djalma que defendeu galhardamente sua posição, jogaram bem.

Da assistencia nada direi porque a população em peso da cidade e suburbios desde ás 12 horas dirijiam-se para o campo ávidas para assistir á pugna.

À NOITE

Aberta a sessão solemne pelo Dr. Albegaria no salão do prof. Rodarte com presença da mais alta sociedade tomou posse a directoria, falando magistralmente o muito illustre presidente do Club e membro da Escola de Minas.

Fez-se ouvir pela 2ª vez o prof. Oscar Rodarte que com a mesma eloquencia e simpathia conquistou o auditório.

Em seguida fala o Dr. João Borges que em bem buriladas phrases agradece penhorado a festa que lhe fora afferecida.

Terminando a sessão seguiu-se animada sourèe que prolongou até alta madrugada saindo os convidados captivos do trato afável que lhes foram dispensado.

* 1: Leia “1.º Jogo do Patos Foot-Ball Club” e “1.º Clube de Futebol”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 10 de fevereiro de 1915 do jornal O Grito, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe