DOCUMENTO DE 1965 SOBRE A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E EXPERIMENTAÇÃO AGROPECUÁRIAS
INSTITUTO DE PESQUISAS E EXPERIMENTAÇÃO AGROPECUÁRIAS DO CENTRO-OÉSTE
ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE PATOS − M.G.

DECLARAÇÃO RELATIVA ÀS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DO ÓRGÃO

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE PATOS − M.G. − Criada pela Lei nº 470, de 9-8-1937, subordinada ao extinto Serviço de Fomento de Trigo, com a denominação de “Posto de Multiplicação de Sementes de Trigo”, na localidade de “Sertãozinho”, Município de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais.
Pelo Decreto-lei nº 982, de 23-12-1938, ficou subordinado ao antigo Instituto de Experimentação Agrícola, do Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas.
Pelo Decreto-lei nº 6.155, de 30-12-43, ficou subordinado ao Instituto Agronômico do Oéste, do Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas, passando a atual denominação de Estação Experimental de Patos − MG., no atual Município de Patos de Minas, estado de Minas Gerais, subordinada ao Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuária do Centro-Oéste, do Departamento de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias, do Ministério da Agricultura.

PRINCIPAIS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES

A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE PATOS − M.G., com seus 795 hectares de terras de cultura de primeira qualidade, situada na região do Alto Paranaíba, na chamada “Mata da Corda”, tem por finalidade, entre outros, os seguintes trabalhos: dedica-se, com especial interesse, aos trabalhos experimentais, pesquisas, melhoramento de plantas, multiplicação de sementes, produção de linhagens básicas de milho para produção de híbridos simples, produção de sementes de milho híbrido duplo, criação de animais, etc. As culturas com as quais a Repartição trabalha são as seguintes: milho, feijão, arroz, batatinha, trigo, aveia, centeio, cevada, soja, amendoim, cana de açucar, algodão, sorgo, mandioca e hortaliças, obedecendo ao plano do M.P.M.A.C.O., promovendo também, pesquisas e experimentação por iniciativa própria, ou de interesse regional e local. Dedica-se também a conservação de solos, viveiro florestal e fruticula para obtenção de mudas de citrus, abacateiros, café, videira, mamão, ?, eucalip-

tus, flamboyant, e essencias florestais da região. Na horta experimental, a Estação se dedica a multiplicação de várias espécies de hortaliças, tendo em vista a produção de sementes selecionadas para o Fomento, além de produzir sementes selecionadas de milho, arroz, feijão, batatinha, mudas de cana de açucar para renda aos agricultores do município e da Região, e bem assim orientando-os na parte técnica. Criação de animais: Mantém um aviário modelo, para criação de ovos para obtenção de frangos e ovos, bem como criação de suínos para engorda, e apiário com a finalidade de manutenção do Centro de Treinamento de Trabalhadores Rurais, e ensino dos alunos; criação de bovinos e asininos, visando a produção de animais para tração. Na parte de ensino, mantém o Centro de Treinamento de Trabalhadores Rurais, com a finalidade de formação de operários rurais, aceitando sòmente filhos de agricultores da região, para um curso prático de 5 meses, sob regime de internato para 30 alunos.
A Estação tem lutado com falta de pessoal, sendo constante a preocupação da chefia na formação do seu quadro de pessoal, dada a natureza especializada de seus trabalhos e o elevado gráu de responsabilidade exigido do pessoal de que a Repartição dispõe para cumprimento do seu programa de trabalho. Assim é que encontramos, em todos os setores, dedicados e eficientes servidores, que carecem de imediata e adequada readaptação, uma vez que há provas concludentes de estarem exercendo atividades especializadas diversas de seus atuais níveis.

Estação Experimental de Patos, Minas Gerais,
18 de abril de 1.965

Octacílio Peluzzo de Almeida          Ricardo José Guazzelli

 

* Documento: Arquivo de Rodrigo Barbosa Borges.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe