FO-RO – DEZ ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Fundado em 1.º de março de 1971 pelos sócios Aristides Rodrigues do Senhor Bom Jesus, Roberto de Deus Fonseca e Terezinha de Deus Fonseca, tendo esta última como sua Diretora desde a fundação e como primeira Secretária e professora Kátia Fonseca, de saudosa memória, e que no seu curto tempo de vida, deixou marcas indeléveis no ensino em nossa terra. Naquela época o Fo-Ro contava com uma matrícula de 334 alunos. Hoje o seu número de alunos subiu a 1.200 e o seu corpo docente conta com 32 professores e 10 funcionários.

Pois bem, há dez anos atrás a nossa comunidade ganhava mais este educandário nascido no ideal da educadora Terezinha de Deus Fonseca, que sempre buscou inovar na escola moderna. Naquele 10 de março de 1971, D. Jorge Scarso, Bispo Diocesano, celebrava a missa inaugural do Colégio. Hoje, a concretização deste ideal completa 10 anos.

No seu período de ascensão, muita coisa foi feita em prol do bem-estar do estudante patense.

O Colégio Fo-Ro deu novas diretrizes ao setor de ensino da região.

Atualmente ele conta com um quadro de professores especializados, uma ampla biblioteca, piscina, quadras de esportes, e recentemente inaugurou o “Teatro Terraço”, local utilizado para reuniões e divulgações artístico-teatrais.

Neste ano de 1981, a diretoria buscou novos rumos para a nossa cultura. Sempre pensando em melhorar o padrão de ensino, num esforço conjunto de diretores e professores do Colégio, fez-se o convênio com o Colégio Promove de Belo Horizonte, tendo uma assistência contínua daquela Empresa Educativa.

Agora, nossos 1.200 alunos recebem um padrão de ensino inovador em Patos de Minas. O curso de Laboratório de Análises Químicas, passa a Curso Integrado, isto é, preparatório para o vestibular, além do INTENSIVÃO, que é o Pré-Vestibular em seis meses. Tudo isso com assistência direta do Promove. O Colégio oferece ainda o ensino de 1.º grau completo (oito séries) e anexo, funciona a Escolinha Katatau com os cursos Maternal, Jardim e Pré-Escolar. Em dez anos de vida, uma jovem escola despontando no setor educacional no Estado de Minas Gerais, oferecendo ao estudante patense as condições de estudos das grandes escolas do país. O Colégio Fonseca Rodrigues tem formado uma juventude pronta a trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil, sabendo que o homem bem formado é um ser útil à sociedade em que vive.

Nesta data, só temos a dizer: Parabéns Fo-Ro, pois você prospera e vive cheio de idealismo e verdade, oferecendo à nossa comunidade um ensino de alto padrão.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 20 da revista A Debulha, de 15 de março de 1981, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: Pt-br.facebook.com.

Compartilhe