NEGÓCIOS DE JUCA SANTANA – 1925

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Filho de Joaquim José de Santana, José de Sant’Anna, o Juca Santana (nasceu em 10/12/1874), foi um próspero comerciante patense, além de fazendeiro, juiz de direito substituto, promotor público, vereador e delegado. Proprietário de muitas terras, num gesto de boa intenção doou os terrenos para a construção do Hospital Regional Antônio Dias e o Grupo Escolar Marcolino de Barros, e ainda enormes áreas destinadas à implantação de captação de água e construção do matadouro municipal.

Juca Santana era apaixonado por cinema, frequentando assiduamente as sessões do Cine Magalhães, do Cel. Arthur Thomaz de Magalhães. Gostava tanto da sétima arte que em 1920 inaugurou o seu próprio cinema, o Cine-Theatro Glória¹, na Rua General Osório entre a Rua Major Gote e Avenida Getúlio Vargas, onde funcionava também a Confeitaria Avenida.

Sua Casa Sant’Anna ficava na Rua José de Sant’Anna² esquina com a Rua Desembargador Frederico (depois Benedito Valadares e hoje Major Gote). Anexa à casa comercial funcionava um rancho para viajantes e boiadeiros com pasto e curral à disposição dos fregueses.

Juca Santana faleceu em 07 de dezembro de 1954.

* 1: Leia “Cine Glória”.

* 2: Naquele tempo era comum dar nomes de pessoas vivas a logradouros públicos.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 17 de maio de 1925 do Jornal de Patos, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe