KHAO MANEE

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Surgido na Tailândia, com uma história rica e misteriosa. Sua origem remonta a séculos, quando era reverenciado como um símbolo de boa sorte e prosperidade. O seu nome significa joia branca. Acredita-se que eram mantidos exclusivamente pela realeza e pela nobreza tailandesa, sendo considerados preciosidades raríssimas. A sua chegada ao Ocidente é recente. Em 1999, foi importado o primeiro exemplar para os Estados Unidos. Contudo, a raça só foi reconhecida oficialmente pela TICA (The International Cat Association) em 2012.

Destaca-se pela pelagem branca, pura e brilhante, que é curta, macia e de textura sedosa. Uma das características físicas que mais chama atenção são os olhos, que podem ser azul profundo, verde, dourado ou, até mesmo, um de cada cor. Possui o corpo magro e bem musculoso, podendo medir entre 25 e 35 cm de altura e pesar de 2,5 a 5 kg. As orelhas são grandes, eretas e pontiagudas, deixando-o com a aparência sempre alerta. O rosto, conforme a TICA, tem formato de coração, com as bochechas salientes.

De temperamento afetuoso e personalidade envolvente. Extremamente sociável adora interagir com seus donos, demonstrando grande carinho e companheirismo. Segundo a TICA, é muito calmo e relaxado, sendo um animal de companhia ideal para o colo. Curioso por natureza, sempre explorando o ambiente e mostrando interesse nas atividades ao seu redor. Inteligente e alerta, gosta de se envolver em brincadeiras e atividades que estimulam sua mente. Também pode ser bastante vocal, expressando suas necessidades e desejos com miados.

Conforme a TICA, é uma raça que costuma ser saudável. No entanto, pode apresentar surdez em um ou nos dois ouvidos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Medicina Veterinária de Cornell, 65 a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. Isso se deve ao gene W, responsável pela produção de melanina e pela audição. Assim como os outros gatos, necessita de uma dieta balanceada rica em proteínas de alta qualidade, essenciais para manter sua musculatura e energia. É importante fornecer alimentos que contenham os nutrientes necessários para garantir a sua saúde e a longevidade.

Desde filhote, é importante expô-lo a diferentes ambientes, pessoas e experiências para garantir que ele cresça confiante. Esta raça, conhecida por sua inteligência e curiosidade, responde bem ao treinamento com reforço positivo, como petiscos e elogios, o que pode ser usado para ensinar comportamentos e truques. A socialização precoce com outros animais de companhia e membros da família, por sua vez, ajuda a evitar comportamentos agressivos ou tímidos.

* Fonte: Redação EdiCase, em terra.com.br.

* Foto: cfa.org (The Cat Fanciers’ Association).

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe