TOYGER

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

No final dos anos de 1980, Judy Sugden, criadora americana da raça Bengal, estava trabalhando na melhora das marcas de tigres nos gatos quando notou que um de seus gatos possuía marcas em suas têmporas que podiam ser a chave para o padrão circular presente na cabeça dos tigres. Os gatos que deram origem ao Toyger era um Bengal de ossos grandes e um gato domestico de pelo curto e listrado. Em 1993, Sugden importou um gato de rua indiano que possuía todas marcas desejadas entre suas orelhas no lugar das linhas malhadas comuns. Judy se aplicou para colocar no Toyger todas as características necessárias para se ter um tigre miniatura, como corpo longo para exibir todos os padrões desejados, as marcas circulares em sua cabeça que não são encontradas em nenhum outro gato e a cor vivida de sua pelagem. É reconhecida pela TICA desde 2007. Atualmente os criadores se preocupam em se aproximar cada vez mais do padrão de marcas e cor do tigre.

De porte médio, corpo forte e musculoso, ossos robustos e densos; pernas longas, cabeça longa e larga, com todos os contornos bem definidos; olhos separados, inseridos bem afastados, de tamanho pequeno para médio, apresentando coloração profunda; orelhas preferencialmente pequenas, arredondadas, não sendo desejáveis as pontas típicas de orelhas de Lince; pelagem curta e grossa, mas muitas vezes se apresenta maior na região do pescoço, dando a impressão de possuir um colar. No lugar de listras verticais ou de rosetas redondas de alguns malhados, a raça apresenta listras quebradas, ramificadas em um padrão aleatório. Na região da cabeça, criadores esperam obter um padrão circular em volta da face, igual nos tigres. As cores esperadas são como as dos tigres, um fundo alaranjado, de tom vivido, com marcas em tons escuros, de preto para marrom, mas preferencialmente nas cores mais escuras. Áreas brancas são desejáveis na pelagem da garganta, queixo, partes externas da bochecha, ao redor dos olhos, parte interna das pernas, peito, na região ventral da barriga e em algumas outras partes do corpo e da cabeça. A cauda é longa e muscular.

É um gato ativo, inteligente e atlético, parecendo passar o dia inteiro ocupado com alguma atividade. Ele vai passar o dia intercalando momentos de atividades com momentos de relaxamento e cuidados com ele mesmo. É uma raça fácil de treinar, podendo até mesmo se acostumar a ir passear usando uma coleira. São afetuosos e se adaptam bem a vida dentro de casa ou apartamento. Por ser uma raça curiosa, vai passar parte do dia descobrindo novas brincadeiras e acompanhando os movimentos do seu dono ou da rua através da janela, se distraindo com facilidade. Sociável e amoroso, é uma raça que lida bem com crianças e outros animais de companhia, se sentindo realizado com a convivência com as pessoas, mesmo com estranhos. Tem forte instinto caçador, podendo causar “estragos” para a vida selvagem do lugar no qual vive. Ele realmente passa a impressão de um gato selvagem que foi domesticado, se tornando um bom companheiro para se ter dentro de casa.

Exige poucos cuidados, sendo a escovação semanal o cuidado mais frequente que seu dono terá. Banhos mensais ou bimestrais são indicados, assim como o cuidado em cortar suas unhas periodicamente. É conhecida como uma raça saudável, robusta e com boa longevidade. Nenhuma doença encontra-se relacionada a ela geneticamente.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini em cachorrogato.com.br.

* Foto: Noticiasdehojeparapets.

Compartilhe