A primeira e única raça a surgir na Austrália, é uma espécie de orgulho do país e leva apelidos como “Spottie” e “true blue”. A raça surgiu por volta de 1977 e levou nove anos até ser reconhecida. Seu criador foi o Dr. Truda Straede que juntou raças como o Burmese, Abissinio e outros gatos de pelagem curta até obter esse felino. Grandes associações, como a TICA e a FIFE, ainda não reconhecem a raça, mas a American Cat Fanciers Association aceita seu padrão.
Possui corpo atlético e aparência charmosa, sendo de porte médio com ossos também medianos, com músculos bem desenvolvidos. Não apresenta qualquer característica diferente das esperadas para um felino de pelagem curta. É proporcional e sem extremos em sua aparência, mas se apresenta mais pesado do que aparenta ser. A cabeça é redonda, o nariz é amplo e curto, com presença de linhas no rosto, sendo as características do rosto mais acentuadas nos machos do que nas fêmeas. Os olhos são grandes e expressivos, de cor verde independente da cor e padrão da sua pelagem. As orelhas são largas, bem abertas na base e com pontas arredondadas.
A característica mais marcante é a pelagem que possui tons que vão do marrom até o azul, do chocolate para o lilás e do pêssego para o ouro, apresentando manchas delicadas, mas distintas. Os pelos são de comprimento curto, mas grossos, de aspecto brilhante, sedoso ao toque. O padrão pode ser marmoreado – que lembra uma mistura de marmoreado com malhado − ou manchado. A cor de fundo da pelagem é sólida, de aspecto enevoado enquanto as marcas são mais escuras e se espalham por todo o corpo. A cauda é longa e grossa, apresenta marcas aneladas – o mesmo não ocorre no gato com padrão marmoreado, que apresenta marcas irregulares no lugar das aneladas − que são da mesma cor das marcas do restante do corpo. As cores da pelagem e dos olhos só são definitivas por volta dos dois anos de idade.
São felinos atléticos e alertas a tudo, sendo bastante curiosos e usando sua energia aparentemente ilimitada para se mostrar. O Mist Australiano pode ser descrito como atrevido, mas não de uma maneira ruim, ele apenas sabe o que quer e sabe como conseguir o que deseja, muitas vezes levando seu humano por caminhos que o último não quer ir. Eles vão dar um jeito de subir no colo mais próximo e seguir as pessoas pela casa para saber o que elas estão fazendo.
Possui sempre uma alegria contagiante e adora a convivência com humanos, sendo amigável com pessoas de todas as idades e paciente inclusive com crianças pequenas, aceitando brincadeiras e ser acariciado, não apresentando tendência a arranhar. Adora brincadeiras e qualquer diversão que apareça em sua casa. Apesar de todo esse lado ativo, atlético e brincalhão, não costuma ter os instintos de caçador tão comum nos felinos domésticos. É também conhecido como uma das raças que se mantém com personalidade de filhote por toda sua vida, apesar de se tornar mais sóbrio.
A pelagem curta exige cuidado mínimo, sendo necessária apenas escovação semanal para manter o corpo livre de pelos mortos e um aspecto geral saudável e brilhoso. Possui pouca troca de pelagem, não existindo épocas no ano onde ele é mais suscetível a este processo. São saudáveis e sem qualquer problema de saúde relacionado a sua genética.
* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta, origem da pesquisa.
* Foto: peritoanimal.com.br.