BAMBINO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Originário dos Estados Unidos, surgindo no ano de 2005, quando dois criadores, Stephanie e Pat Osborne, apaixonados pelos gatos pequenos, decidiram cruzar gatos da raça sphynx com gatos da raça munchkin, tendo como resultado um felino sem pelo como a primeira raça e com as patas muito curtas como a segunda. A Associação Internacional de Gatos (TICA) o reconheceu como raça experimental, bem como o registro de felinos raros e exóticos.

De porte pequeno, com peso aproximado de 2 a 4 kg e altura de até 20 cm, mas com um aspecto muito forte e musculoso, apesar de seu corpo e patas pequenos; cabeça mais comprida do que larga, com forma de cunha modificada; focinho murcho; maçãs do rosto evidentes e bigodes curtos; as orelhas se destacam muito por serem grandes, alertas e verticais; olhos grandes, amendoados e muito espaçados; expectativa de vida de dez a quinze anos Ainda que os traços anteriores sejam muito característicos nesse gato, a parte do corpo que mais se destaca são as patas curtas, as posteriores sendo um pouco mais longas que as anteriores, ainda que no geral tenham um aspecto muito robusto. O pescoço é grosso, forte e musculoso, e a cauda é longa e fina.

Como herança do sphynx, não têm pelo, o que faz com que sejam muito suaves e agradáveis ao tato. Podem ter um pouco de pelo na ponta da cauda e no ventre. Geralmente apresentam coloração clara e costumam ser brancos, alguns apresentando manchas marrons ou pretas e podendo até ser pretos ou cor creme. Além disso, devido à falta de pelo, o corpo mostra rugas que também o caracterizam.

É muito sociável e ativo, dando-se muito bem com todo tipo de pessoa e animais. Encontram-se em contínua busca de ação e atenção por parte de seus donos, adorando ser o centro das atenções e o “mimado” da casa. Também é muito inteligente, até parece saber o que você pensa e notar seu estado de ânimo e preocupações. Por ser muito carinhoso, busca sempre estar perto de seus donos e não deixa de demonstrar carinho aninhando-se ou permanecendo perto dos mesmos. É brincalhão e nunca diz não a brincadeiras, sendo o companheiro perfeito para crianças e outros animais igualmente ativos. Por ser muito ativo e dependente, é indispensável que tenha estímulos suficientes e enriquecimento ambiental quando estiver sozinho em casa.

É indispensável levar em conta a proteção da sua pele, já que está completamente exposta devido a falta de pelos. Isto equivale a um maior risco de sofrer consequências das altas e baixas temperaturas, tendo maior propensão para desenvolver problemas de pele e sofrer feridas ou arranhões. Para reduzir este risco, deve ser mantido em um lar com uma boa temperatura ambiental. No inverno, é importante protegê-lo com mantas e roupas. Durante o ano todo, deve estar protegido dos raios UV do sol através do uso de protetores solares próprios, sobretudo nos meses mais quentes do ano, pois pode se queimar e aumentar o risco de desenvolver alguns tumores cutâneos como o carcinoma de células escamosas.

É importante salientar que esta raça possui necessidades energéticas diárias superiores a outras raças, já que, por conta da falta de pelo, tem uma taxa metabólica mais elevada. Necessita, por isso, de uma alimentação completa, equilibrada e em maior quantidade que outras raças pequenas para a manutenção da sua saúde em condições ideais. Caso tolere e não sinta frio, pode-se usar uma toalha umedecida para eliminar a gordura que naturalmente segrega a sua pele. É importante que as orelhas grandes sejam higienizadas com frequência, assim como os olhos e dentes, para prevenir inflamações e infecções.

* Fonte: peritoanimal.com.br.

* Foto: meusanimais.com.br.

Compartilhe