O dia 24 de maio, aniversario da cidadania de Patos de Minas, foi calorosamente comemorado na cidade.
A primeira festa realizada foi no Grupo “Marcolino de Barros”, ás 8 horas da manhã, tendo os alunos do Estabelecimento dado desempenho perfeito a bem elaborado e expressivo programa.
A’s 9 horas já se ouvia o espoucar do foguetorio e já os sons dos clarins e rufar de tambores despertavam a população para a entusiastica parada civica comemorativa.
A’s 9 e meia, sob os mais vibrantes aplausos do povo, concentrava-se toda a juventude patense defronte ao Paço Municipal, onde saudaria a cidade, representada por todas as autoridades.
Sob o comando unico do distinto Sargento Instrutor, Marcelino Campos, a grande parada vinha precedida de bateria e corneteiro, da guarda de honra do pavilhão nacional, seguindo-se o garboso Tiro de Guerra 283; o Ginasio Municipal “Benedito Valadares”; a Escola Norma Oficial; a Escola primaria “Madalena Maria” e o numeroso corpo discente do Grupo Escolar “Marcolino de Barros”.
A disciplina, a galhardia e o entusiasmo dos concentristas se harmonizaram em viva expressão, transformando a praça ajardinada no mais belo espetaculo cívico que nos foi dado presenciar.
Entoando todos o Hino Nacional, foi hasteada a Bandeira no Paço Municipal, reboando uma saraivada de palmas aos ultimos acordes do hino patrio.
Através de seu orador oficial, dr. Ernani de Morais Lemos, a mocidade patense levou as suas mais vivas saudações e mais sinceras homenagens a todas as autoridades locais, centralizadas na pessoa do ilustre Prefeito Clarimundo José da Fonseca Sobrinho.
Referiu-se o Orador á lição de civismo e ao exemplo de respeito á ordem constituida que projetava sobre a cidade a mocidade patense, no dia magno de nossos foros de cidadania.
Relembrou a agitação e o pelejar dos patenses de fibra, rememorando as maiores familias cujos filhos sempre lutaram pelo engrandecimento da terra, terminando numa conclamação aos conterraneos para que a harmonia reinante não sofresse nenhuma solução de continuidade, no momento em que, com a reestruturação do país, as opiniões politicas poderiam divergir, mas com o maximo respeito ás autoridades e aos direitos do adversario.
As ultimas palavras do orador oficial, retraçando o ambiente de felicidade que envolve Patos de Minas, no acatamento ás autoridades e á ordem, receberam a mais estrondosa salva s palmas.
Em nome das autoridades falou, em brilhante improviso, o dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, culto advogado em nossos auditorios e conspicuo Inspetor Escolar do Muncipio.
Acentuou na mais viva oratoria que o mineiro, dentro do grave senso da ordem, sempre deu os primeiros gritos de liberdade, quando necessario, e a reclamava mesmo que fosse tardia como o imortal Tiradentes.
Frisou que Patos não fugia às ricas tradições de Minas e com o Estado e com o Brasil havia pelejado pela restauração da liberdade no mundo.
Agradeceu as homenagens da mocidade e teceu fervoroso hino á terra dadivosa e boa que se aniversariava.
O orador foi demoradamente aplaudido.
Em seguida, a juventude desfilou pela Avenida Getulio Vargas em continencia ás autoridades e, posteriormente, pelas principais ruas da cidade.
Compareceram ao Paço Municipal na grande festa civica da cidade, o Prefeito, farmaceutico Clarimundo José da Fonseca Sobrinho; dr. Aristides Alves Pereira, dignissimo juiz de direito da comarca; dr. Adelio Dias Maciel, membro da Comissão Executiva do Partido Social Democratico de Minas Gerais; dr. João Rezende Lima, ilustrado Promotor de Justiça; dr Geraldo Tomaz de Magalhães, Inspetor Escolar do Municipio; Pedro Aristeu Resende, ilustre Diretor do Ginasio “Benedito Valadares”; Ten. Edson Teixeira Franco, Delegado de Policia do Municipio; Ataualpa Dias Maciel, Secretario da Prefeitura; José Tomaz de Magalhães, Coletor Federal; Professora Hilda Maciel, diretora da Escola Normal Oficial; Geraldo de Morais Lemos, Coletor estadual em exercicio; Professora Celcidia Alves Campos, diretora do Grupo Escolar “Marcolino de Barros”; Randolfo Borges Mundim, coletor municipal; Tabeliões Huascar Correa da Costa, Mario Noronha e Lauro dos Santos; Chefes de todos os departamentos da Circunscrição e respectivos funcionarios; todos os gerentes de Bancos sediados na cidade e respectivos funcionarios; Comissão do Sindicato dos Chuaffeurs; “Folha de Patos”, pelo seu diretor Renato Dias Maciel, altos funcionarios, destacados elementos de nossa sociedade e pessoas gradas.
Ao digno instrutor do Tiro de Guerra Sargento Marcelino Campos, as nossas felicitações pelo brilhante êxito das comemorações que organizou e de que tomou a iniciativa.
AS COMEMORAÇÕES DA RADIO
A noite, a Radio Clube de Patos festejou a data com elegante e delicado “show da vitoria” nos iluminados salões do Aero Club local, o palácio maravilhoso da cidade¹, na expressão do simpatico locutor Alfredo Mussi.
Dando inicio ás comemorações da Radio, falou o entusiastico acionista sr. Tito Silva que enalteceu o progresso da terra e a pessoa do Prefeito Clarimundo Fonseca, que se achava presente. A saudação do orador, que vem se tornando popular, ao dirigente do municipio, recebeu os maiores aplausos.
Falaram, depois, os drs. Delfim Borges da Fonseca e Geraldo Tomaz de Magalhães que teceram hinos de glorias ao futuro do municipio.
Durante o “show” a assistencia se alegrou com os embaixadores do riso “Martin, Ariranha e Nhá Veva” que souberam arrancar as mais estripitosas gasgalhadas. O trio está bem interessante e já se rivaliza com os mais afamados dobrodcasting brasileiro.
Declamou com arte e estilo a inteligente normalista Ceci Piau que emocionou a plateia e recebeu os mais freneticos aplausos.
Por ultimo, a Radio maravilhou os presentes com o tenor João Mussi, que recebeu verdadeira consagração de palmas, e se revelou mesmo o cantor de sensibilidade e agudeza que parecia ás vezes superar o proprio Vicente Celestino.
Nesse ambiente festivo e comovente o show dansante penetrou pela noite adentro, marcando a ZYB 4 local, com Alfredo Mussi á frente, mais uma noitada de verdadeira vitoria.
* 1: Edifício Abner Afonso.
* Fonte: Texto publicado com o título “As grandes comemorações do dia da cidade” e subtítulo “Intensa a alegria reinante. Constituiu verdadeiro sucesso a concentração da juventude. Outras notas” na edição de 27 de maio de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.
* Foto: Cinco primeiros parágrafos do texto original.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.