COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA PÁTRIA EM 1943

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Sob a direção do Grupo Escolar “Marcolino de Barros”, realizaram-se no dia 7 de setembro as festividades encerradoras da semana da patria.

Pela manhã, todos os estabelecimentos de ensino e o povo em geral afluiram ao Grupo Escolar, onde teve lugar a sessão civica comemorativa.

Presidida pelo dr. Mario Francia Pinto, digno Inspetor do Ensino na região, que estava ladeado por todas as autoridades locais, foi declarada aberta a sessão que teve tambem a finalidade de homenagear a memoria do grande Barão do Rio Branco.

Disse o ilustre Prefeito Fonseca Sobrinho que acabava de baixar um ato que mudava o nome da antiga Rua da Paz desta cidade para Rua Barão do Rio Branco, como homenagem do municipio ao grande brasileiro.

Usou, então, da palavra o prof. Aguinaldo Magalhães Alves, diretor da Escola Normal local, que, em nome do municipio, fez o elogio do eminente homem publico, cujo nome acabava de ser dado a uma de nossas vias publicas.

Produziu excelente peça oratoria de agrado geral.

Em nome do Corpo Docente do Grupo Escolar, falou a distinta professora Clara Borges da Fonseca, que, em palavras brilhantes e repassadas de fé deu esplendida aula de civismo, dizendo da responsabilidade de todos os brasileiros na dolorosa hora que passa para o exterminio completo do Nazismo que quer infelicitar o mundo.

Encerrando a primeira parte da sessão, ouviu-se a palavra eloquente do dr. Francia Pinto que realçou o valor da instrução em todas as fases dificeis da patria brasileira.

Seguiu-se a parte litero-musical, preparada pelas dignas professoras, que deixou em todos magnifica impressão.

Terminada a sessão, os Estabelecimentos de Ensino desfilaram garbosamente pela cidade, tendo à frente o Ginasio Benedito Valadares que, com cilistas[?], tambores e clarins, deu aspecto marcial e brilhante ao impressionante desfile.

Ao ser desfraldada a bandeira defronte ao Forum, as autoridades ergueram vivas ao Brasil e autoridades superiores, encontrando a maior vibração entre os povos os calorosos vivas que o ilustre Padre Diretor do Ginasio ergueu ao Presidente Vargas, Governador Valadares, Prefeito Municipal e Estabelecimentos de Ensino da cidade.

A’ tarde, no pateo do Grupo, houve o encontro de Volei dos dois quadros do Ginasio e da Escola Normal, saindo vencedores os da Escola na preliminar e os valentes rapazes do Ginasio no jogo principal.

A cidade, assim, prestou solene culto à patria no seu dia maximo.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Dia da Patria” e subtítulo “Brilhantes festividades em toda a cidade” na edição de 12 de setembro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe