LANÇAMENTO DO LIVRO “PATOS DE MINAS – CEM ANOS DE LITERATURA E UM SÉCULO DE POESIA”

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

No dia 06 de maio foi realizado o lançamento do livro PATOS DE MINAS – CEM ANOS DE LITERATURA E UM SÉCULO DE POESIA, antologia de 50 autores patenses, reunindo mais de 400 pessoas no foyer da sala Villa Lobos do Teatro Nacional em Brasília. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e da Editora Da Anta de Brasília. Várias autoridades estiveram presentes durante as atividades do lançamento, entre elas o Ministro do Supremo Tribunal de Justiça Adhemar Ferreira Maciel, João Batista Oliviéri, do Grupo Brasileiro de Propaganda – GPB, os Deputados patenses eleitos por Brasília Augusto Carvalho e Geraldo Magela, o vereador patense Nascimento Reis Araújo (Xel), além de vários patenses representando órgãos públicos e empresas do distrito federal. Aconteceu, na noite de autógrafos, um show poético-musical com artistas patenses. A apresentação e cerimônia ficaram por conta do jornalista José Humberto Fagundes.

Uma caravana de 22 artistas das mais diversas áreas da cultura de Patos de Minas esteve presente no lançamento da obra em Brasília. As entidades como Unarte, Gruta, Cineclube Clênio Pereira, Grupo Carambola, Casa da Cultura, etc., se fizeram representar no evento. O transporte dos artistas contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Um dos pontos altos da noite foi quando anunciou-se a presença da advogada patense, residente em Brasília, Herilda Balduino de Souza, que atinha assumido, naquele instante, o cargo de Presidente da Comissão Nacional da Mulher, concorrendo com várias candidatas de todo o país.

O presidente da Casa de Cultura de Patos de Minas, Márcio Luiz Maciel, se pronunciou, em nome da entidade organizadora e do grupo de artistas patenses, enfatizando a importância da dimensão dos projetos de Patos de Minas em Brasília e em outras grandes cidades do Brasil. Márcio destacou, ainda, a presença e a participação ativa da comunidade patense nos acontecimentos culturais e políticos realizados em Brasília. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a empresa Da Anta Casa Editora foram alvo de ênfase no discurso proferido pelo presidente da entidade promotora do evento.

* Fonte: Texto publicado com o título “Casa da Cultura lança livro em Brasília” na edição de 15 de maio de 1993 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Estantevirtual.com.br.

Compartilhe