COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA PÁTRIA EM 1942

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

As comemorações organizadas para a Semana da Patria, em Patos, vão-se revestindo de carater verdadeiramente empolgante. A colaboração dos estabelecimentos de ensino com as autoridades municipais permite resultado altamente animador, demonstrativo do nivel cultural a que chegou a nossa sociedade.

Iniciando-se no dia primeiro com uma missa campal, em frente à matriz, e cuja concurencia evidenciou a alta estima que tem o nosso povo pelo eminente chefe da Nação, o conjunto de festividades transforma-se em eloquente demonstração civica. A hora patriotica, organizada pelo Radio Clube de Patos tem despertado o mais vivo interesse. As preleções de carater civico a cargo de conhecidos intelectuais patenses que a nossa emissora tem mandado para o ar todas às noites, é das partes do vasto programa organizado das que mais brilho tem tido e a que maior repercução vem alcançando.

O teatro organizado pelas alunas da Escola Normal Oficial deixou de ser uma demonstração de cultura artistica, que o foi em alto e excelente grau, para se transformar mais que tudo em magnifica apoteose aos grandes ideais de nossa Patria. Foi, incontestavelmente, uma grande festa civica, de profundo alcance para o momento.

As festividades organizadas no Ginasio Municipal “Benedito Valadares” alcançaram merecido sucesso. A “hora patriotica” patrocinada pela Escola Normal nos estudios da ZYB4 em homenagem à memoria do Presidente Olegario Maciel, no dia em que se recorda o seu falecimento, e na qual falou o nosso redator Dr. Ernani de Morais Lemos, tomou aspecto de grande homenagem civica ao grande vulto do Brasil contemporaneo, fundador da Escola que reverenciava a sua memoria augusta.

A festa no grupo escolar “Marcolino de Barros”, teve tambem larga repercussão e o calor dos hinos patrioticos que as crianças entoam bem disse do carinho que as mestras do grande educandario tem pela educação civica.

Hoje e amanhã, as comemorações continuarão num crescendo de entusiasmo que atestam o amor de nossa gente pelo ideal da grande Patria.

A concentração escolar é particular que a Prefeitura organiza para amanhã, dia sete de setembro promete ser a mais forte, a mais viva prova dos sentimentos cívicos do povo patense. Desfilarão perto de dois mil escolares, tomará parte na marcha o operariado sindicalizado, marchará o tiro de guerra aumentado de grande numero de reservistas, as autoridades e o povo em massa comparecerão, e tudo irmanado prestará o seu culto ao Brasil¹.

Para a sessão civica que se realizará no pateo interno do Grupo Escolar estão inscritos varios oradores, e nesta ocasião serão cantados os hinos patrioticos, entre os quais estará a vibrante composição poetica de James A. Thompson na musica admiravel do maestro João Duarte Campos, denominada “Brasileiro a Patria te chama”, que o povo em consenso unanime batisou hino dos patriotas patenses.

Durante o dia e até á noite continuarão os festejos cívicos. A “Folha de Patos”, prestando o seu apoio a este movimento de alta significação patriotica, concita a todos para darem o seu concurso às festas promovidas pelo ilustre Prefeito sr. Clarimundo Fonseca Sobrinho.

* Leia “Grande e Imponente Desfile de 7 de Setembro de 1942” e “Ecos da Semana da Pátria em 1942”.

* Fonte: Texto publicado com o título “A Semana da Patria, em Patos” na edição de 06 de setembro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Parte do texto original.

Compartilhe