LAPERM

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Em 1982, nos Estados Unidos, uma gata do Estado de Oregon teve uma ninhada de seis gatinhos. Entre os recém-nascidos, um filhote em especial chamou a atenção de Linda Koehl. O animal apresentava algumas características incomuns, como as orelhas maiores e a ausência de pelo (que, com o passar das semanas, foi substituída pelo aparecimento de fios encaracolados). Nesse primeiro momento, o animal, que recebeu o nome de Curly (encaracolado, em inglês), não recebeu nenhum tratamento especial. Mas, após dez anos, a dona decidiu investir no desenvolvimento da raça através do cruzamento apenas entre gatos com essas características. Os LaPerm foram apresentados em exposições e, com a ajuda de especialistas, tiveram sua raça aprimorada até chegar ao resultado atual. A partir de 2003 foi aceita para exposições TICA (The International Cat Association, considerada o maior registro genético de gatos do mundo).

A impressão geral é a de um gato de ossos finos; cabeça em forma de cunha modificada que exibe contornos levemente arredondados e suaves; almofadas do bigode cheias e arredondadas, com bigodes longos muitas vezes encaracolados; orelhas de tamanho médio a grande e com movimentos completos; a pelagem pode ser longa ou curta, podendo mudar ao longo do tempo, sendo suave ao toque e ondulada, geralmente desenvolvendo cachos juntamente com uma juba mais longa ao redor da área do peito; podem ser encontrados em todas as cores e padrões imagináveis; olhos de tamanho médio, tendo relação com a cor da pelagem, com aspecto alerta, expressivo e levemente oblíquos, com formato de amêndoa quando está relaxado e mais redondos quando está em posição de alerta; pernas longas e finas, as traseiras mais longas do que as dianteiras; patas arredondadas; a cauda deve complementar sua pelagem. As variedades de pelo curto devem ter caudas que se parecem quase com escovas de garrafa.

A pelagem requer poucos cuidados, não se enriçando facilmente e a queda de pelo é menor quando comparada com outras raças. Para manter os seus caracóis naturais, depois do banho seque-o com uma toalha. Se secá-lo com um secador haverá tendência para o pelo ficar frisado. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controle parasitário.

Podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas no geral são gentis e apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica, pois gostam de dar e receber carinho, aprendem facilmente a busca de objetos, assim como muitas outras habilidades. São curiosos por natureza, querendo sempre saber o que está acontecendo à sua volta. Normalmente são tranquilos, contudo em períodos de déficit de atenção, tornam-se barulhentos. Gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto próprio seguro. Deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com ele. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados na área restrita. É conhecido por sua tendência a ronronar e demonstrar afeto. Geralmente começam a ronronar assim que sentem que alguém está prestando atenção neles.

* Fontes: gatobras.com.br, patasdacasa.com.br e purina.pt.

* Foto: peritoanimal.com.br.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe