PÊLO CURTO BRASILEIRO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Esta é a primeira raça de gato reconhecida internacionalmente como brasileira pelo World Cat Federation (WCF), em 1998. Também chamado de Brasileiro Real, é o resultado de uma série de cruzamentos entre os tradicionais gatos vira-latas de rua (originalmente trazidos pelos primeiros colonizadores) promovida pela Federação Brasileira do Gato (FBG) em conjunto com a WCF. O objetivo foi criar uma raça com morfologia intermediária entre os tipos europeus e orientais, mas substancialmente que apresentasse pêlo curto e cauda alongada.

Assim como ingleses e americanos transformaram gatos de rua em gatos de raça, como o British Shorthair (Britânico de Pêlo Curto) e o American Shorthair (Americano de Pêlo Curto), por ter uma tipologia padrão, nosso gato de rua também mereceu reconhecimento como raça.

O Brasileiro Real é hoje muito comum em todo o país. Provavelmente, o principal motivo do sucesso desta raça é o excelente temperamento: brincalhão, alegre, ativo, muito apegado ao dono (a ponto de se “colar” ao dono e segui-lo para todo o lado), inteligente, aprende as coisas com facilidade, excelente caçador, resistente a doenças, amistoso. Mesmo apegado demais ao dono, aprecia outras companhias e por isso gosta de todos com quem partilha a casa. As suas necessidades de atenção são elevadas e, caso não sejam satisfeitas, pode-se tornar num gato irritável ou arisco. E, pior, se a atenção não vier com freqüência, tem o hábito de procurar outro lugar para viver.

A Federação Brasileira do Gato está dando Registro Inicial para os exemplares que se aproximam do padrão da raça e também Registro Definitivo para os que conseguirem determinado número de títulos em exposições ou forem provenientes de gerações cruzadas segundo determinadas regras. Para obter o registro, é só apresentá-los para exame na FBG.

Mesmo comum nas cidades brasileiras, com nascimentos espontâneos, ainda existem poucos criadores de fato dedicados ao Pêlo Curto Brasileiro. Isto se deve não só ao fato da raça ainda não ser reconhecida por todas as grandes associações internacionais de felinos, mas também porque a linhagem destes gatos desenvolve-se ainda naturalmente, nas ruas, o que torna difícil que uma criação seletiva possa encontrar compradores e vingar.

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:

Tipo: Aparência geral de um gato saudável, levemente esbelto, rápido e elegante.

Corpo: Firme, tamanho médio, não compacto e ligeiramente esbelto.

Pernas: Firmes, não demasiadamente musculosas, comprimento médio, pés de tamanho médio e arredondados.

Rabo: Comprimento médio a longo, não grosso na base, afinando para o final.

Cabeça: Tamanho pequeno a médio, sendo mais comprida do que larga, levemente em forma de cunha.

Orelhas: Grandes, com tufos de pêlos internos, colocadas quase retas para cima. Sua altura é maior do que o comprimento da base.

Olhos: Forma arredondada. Todas as cores são aceitas. A distância entre os dois olhos é de um olho e meio um do outro.

Nariz: Tamanho médio a grande com uma leve curvatura na base.

Pescoço: Comprimento médio a grande, não musculoso. Apenas firme.

Queixo: Forte queixo.

Bochechas: Levemente desenvolvidas.

Pelagem: Curta, sedosa, bem fechada, deitada junto ao corpo. Sem sub-pêlo.

Faltas: Rabo anormal ou com nó, acentuado stop (quebra/depressão) na base do nariz, sub-pêlo, corpo compacto.

* Fontes: Gatto, de Bruno Varesi; Wikipédia.

* Foto: Blog.meuamigopet.com

Compartilhe