DEVON REX

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Em meados da década de 1960, numa ninhada de gatinhos encontrada perto de uma mina de estanho desativada no condado de Devon, no Reino Unido, um filhote despertou a curiosidade. Fruto de um acasalamento acidental entre um macho de pelo encaracolado com uma fêmea de pelo liso, o espécime nasceu com pelo crespo. Ele foi adotado por uma admiradora de gatos chamada Beryl Cox, e foi nomeado Kirlee. Este foi cruzado com fêmeas Cornish Rex, em uma tentativa de obter mais uma ninhada com o pelo mais encaracolado, mas toda a prole resultante tinha pelo liso. Os criadores chegaram à conclusão que a mutação genética que causou a pelagem exclusiva de Kirlee era diferente do gene que faz o pelo do Cornish Rex ser encaracolado. Assim, surgiu o Devon Rex. Alguns exemplares foram importados para os EUA, sendo reconhecidos pela American Cat Fanciers Association na década de 1970.

É um gato de tamanho médio, longo e muscular, com um corpo compacto e flexível. Sua cabeça é pequena, de formato cuneiforme, crânio achatado, focinho e nariz curtos; bochechas proeminentes; olhos ovais, grandes, inseridos bem afastados, em cores brilhantes, sempre de acordo com a cor da pelagem; orelhas inseridas baixas, grandes em forma de cone e com pontas arredondadas, apresentando pelos nas extremidades, como os de um Lince. O pelo é curto, fino e encaracolado, suave ao toque, de todas as cores e padrões, apresentando ou não cor branca. A pelagem é menos ordenada do que o do Cornish Rex, lembrando a de um carneiro. A forma que a pelagem se apresenta pode variar de gato para gato, podendo apresentar períodos quase sem cachos para depois voltarem a ser o que eram antes. Pernas ligeiramente tortas, patas anteriores menores que as posteriores; cauda comprida e fina. Seu desenvolvimento é rápido, no entanto a pelagem só atinge o aspecto adulto aos seis meses. A expectativa de vida é de 9 a 15 anos

É muito carinhoso e brincalhão. Não gosta de solidão, aprecia a convivência com outros gatos, cachorros e, especialmente, o contato com os seres humanos, com quem cria uma dependência real, necessitando de afeto e atenção, ou pode se tornar bastante destrutivo. Adapta-se a qualquer ambiente, mas geralmente prefere os espaços interiores. Tem predileção por empoleirar-se nos ombros de seus donos para estar perto da cabeça e do pescoço, se enrolar no colo enquanto lê um livro, e se aconchegar debaixo das cobertas para dormir com o dono. Não são particularmente comunicativos pelo miado, mas irão miar se acharem absolutamente necessário que o dono olhe para algo que despertou o interesse dele.

É um escalador habilidoso, dos mais variados lugares, tentando se envolver em tudo que acontece pela casa. É friorento, sempre procurando lugares mais quentes para estar. Não precisa de muito cuidado, basta uma atenção em relação ao pelo, com escovação pelo menos uma vez por semana para retirar a pelagem morta e banhos regulares com shampoo específico para evitar excesso de gordura nos fios. Uma escovação semanal é indicada, mesmo essa raça apresentando quase nenhuma muda, pois seu tipo de pelagem favorece essa característica.

Apesar da aparência frágil, o Devon Rex é um gato muito saudável. O único problema que pode surgir é em relação aos ouvidos, pelo acúmulo de cera. Nesse caso é necessário limpeza regular com produto específico, evitando complicações. Um problema hereditário, a espasticidade¹, surgiu em algumas linhagens da raça para que ela pudesse ser criada. Por esses motivos os criadores de Devon Rex trabalham na seleção de gatos saudáveis e um teste de pedigree é necessário para saber se o filhote não apresenta a doença.

*1: Distúrbio de controle muscular que é caracterizado por músculos tensos ou rígidos e uma incapacidade de controlar os músculos podendo persistir por muito tempo e ser muito fortes (reflexos hiperativos).

* Fontes: Cachorrogato.com.br, Canaldopet.ig.com.br e Guiaderacas.com.br.

* Foto: Askideas.com.

Compartilhe