CÃO DE CRISTA CHINÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

A origem dessa raça é bastante incerta. Especula-se que tenha origem nas Filipinas e evoluiu do African Hairless, uma pequena raça prezada por navegadores e mercadores há milhares de anos atrás. Chegou, via Indochina, até a corte dos imperadores manchu da China. Outros acreditam que chegou ao México desde a China a bordo de barcos que transportavam especiarias e descarregavam nos portos de Acapulco e Mazatlán. Os chineses cruzaram esses cães para torná-los menores. Ainda é motivo de debates se a raça do Cão de Crista Chinês realmente é uma evolução daqueles cães ou não. De qualquer forma, esses energéticos pequenos amigos são companheiros queridos nos Estados Unidos há mais de 100 anos.

É alegre, cheio de energia e muito ativo. Tem um caráter afável, terno, brincalhão, mas receoso com desconhecidos. Adora estar com a família e tolera as crianças, sempre, desde que estas o respeite e sejam educadas com ele. Apesar de ser amável e aberto, às vezes pode se mostrar um pouco independente.

De pele suave, cabeça triangular e olhos amendoados; orelhas grandes e erguidas. São aceitas duas variedades: sem pelo e de pelo longo (Powderpuff). A primeira delas não é que não tenha pelo, mas só tem algumas mechas longas de pelos finos na crista, na parte de baixo das patas e na cauda. Esse pelo é sedoso e suave. A variedade Powderpuff tem todo o corpo coberto por um pelo longo e fino e todas as cores são aceitas.

Deve-se evitar muita exposição ao sol, já que uma exposição prolongada pode queimar sua pele. É aconselhável que seja protegido com protetor solar. Também é recomendado um banho por semana e depois aplicar hidratante para crianças para evitar que a pele sofra agressões.

Apesar de seu aspecto frágil, é forte e resistente, ainda que tenha tendência a sofrer problemas dermatológicos e na sua dentição (falta de molares e pré-molares). De resto, está exposta as mesmas doenças comuns das outras raças Toy (luxação da rótula, glaucoma, descolamento de retina, catarata, atrofia progressiva de retina).

Perfeito para apartamentos, pois não requer muito no quesito exercício e espaço.  É educado, limpo e relativamente quieto. Apesar de não ser o melhor cão de guarda, vai latir se sentir algum perigo. Também possui um distinto e cativante uivo, que libera quando está brincando ou se divertindo.

É muito ligado aos donos. Gosta de bastante atenção, carinho e contato. Não importa se estiver cozinhando, limpando, lendo ou tomando banho, ele estará logo lá. Intensamente curioso e vivaz, adora brincar no carpete, aprender novos truques e explorar a vizinhança.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV-SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. É o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

* Foto: Medium.com/@matilha.

Compartilhe