FESTA DE FILHOTES

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Uma festa de filhotes na verdade é um jardim de infância canino, dirigido por profissionais. Lá eles aprendem a conviver com outros filhotes, com as pessoas e a usar os sentidos. Apenas cães abaixo de certa idade – geralmente dezesseis semanas – são convidados para tais festas, sempre acompanhados por seu dono.

Os Médicos Veterinários algumas vezes organizam esses eventos e podem usar palavras mais acadêmicas para descrevê-los, como aulas de socialização para cães jovens, mas os objetivos são os mesmos. Os filhotes que foram afastados de sua ninhada natural reúnem-se todas as semanas com outros cães igualmente desfavorecidos, de modo que podem continuar a aprender uns com os outros sobre o comportamento do cão jovem. Cães mais velhos são excluídos, pois são mais propensos a dominar as festas. A cada evento semanal os filhotes continuam a prender suas regras sociais caninas. Uma das mais importantes é como inibir, de maneira natural, as mordidas fortes, que machucam. Eles brincam com outros filhotes que, usando de uma linguagem canina perfeitamente compreensível, falam àquele que morde quando ele está mordendo muito forte.

As pessoas também participam ativamente das festas de filhotes. Elas levam petiscos e dão a outros filhotes quando estes respondem a uma ordem de “sentar”. Isso mostra aos filhotes que pessoas desconhecidas podem ser boas companheiras e que também devem ser obedecidas. Os filhotes podem começar a participar assim que visitarem o Médico Veterinário e forem considerados aptos e saudáveis.

* Fonte: 110 Perguntas que seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Petcare.com.br.

Compartilhe