POSTOS DE SAÚDE BUROCRÁTICOS

Postado por e arquivado em FEBEAPAM - FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLA PATOS DE MINAS.

O Contribuinte que tem um plano de saúde e, se não, tem condições de pagar uma consulta particular, quando precisa de um atendimento médico, o que ele faz? Escolhido o médico, simplesmente liga para a secretária do médico e marca a consulta. E nessa marcação por telefone, é estabelecido se é particular ou por plano de saúde. No dia da consulta, se consulta particular, o Contribuinte paga antes de ser consultado, e se plano de saúde, a secretária registra para a próxima fatura do plano. Simples assim.

Sim, simples assim quando é saúde particular. Mas, em se tratando de saúde pública, esta não facilita em nada a vida do Contribuinte, pois quando ele, o Contribuinte, precisa agendar consulta em qualquer Posto de Saúde não pode agendar essa consulta pelo telefone. O Contribuinte é OBRIGADO a sair de casa e comparecer ao Posto de Saúde, geralmente de 7 às 9 da manhã, para agendar a consulta. Quanto ao horário de 7 às 9 da manhã, ele, o Contribuinte, que se vire. Enfatizando, mesmo o Posto de Saúde funcionando o dia todo, se o Contribuinte quiser marcar consulta, tem que sair de casa e ir lá no Posto de Saúde, e assim mesmo, só das 7 às 9 da manhã. Se chegar depois, Inês é morta, pois não vai ter marcação de consulta. Afinal, se o Posto de Saúde funciona, se não me engano das 7 da manhã às 5 da tarde, por que essa insensatez de só poder marcar consulta presencialmente de 7 às 9 da manhã?

E tem mais. Trata-se de renovar receitas de medicamentos de uso contínuo. Cada receita tem validade de quatro meses. Então, a cada quatro meses, o Contribuinte tem que comparecer ao Posto de Saúde para renovar a receita. Peraí, se o medicamento é de uso contínuo, isto é, para o resto da vida, por que a receita tem que ser renovada a cada quatro meses? A Secretaria de Saúde que nos explique! Enquanto ela, a Secretaria de Saúde não explica, fato comum, o Contribuinte sai de casa e vai até o Posto de Saúde para, unicamente, nada mais do que unicamente, renovar a receita. Estando lá, a funcionária pega a sua ficha, o Contribuinte tem que ter a sua pressão aferida, e por isso fica esperando muitos e muitos minutos e depois de muitos e muitos minutos, ele, que foi lá no Posto de Saúde única e unicamente, nada mais do que unicamente, para renovar a sua receita, já preocupado com o horário, vem esse diálogo entre a funcionária e ele:

– A receita você volta aqui amanhã pra pegar.

– O que, eu vou ter que voltar aqui amanhã só pra pegar a receita? Mas isso é um absurdo, os médicos estão aí, não gastariam nem dois minutos pra fazer uma nova receita e você me diz que tenho que voltar amanhã só pra pegar a receita sendo que ela pode ser feita em minutos? Por um acaso o Posto de Saúde imagina que sou um desocupado?

– É assim que funciona.

Pois é, é assim que funcionam essas duas insensatas besteiras que assolam os desocupados Contribuintes usuários dos Postos de Saúde de Patos de Minas!

* Texto e foto: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe