PESCADOR ASTUTO

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Até meados da década de 1970, as imediações do local onde hoje se encontra a Ponte do Bigode sobre o Rio Paranaíba era um dos locais mais procurados por pescadores amadores. A dita ponte foi inaugurada no final de 1974¹ e, sabe-se lá o porquê, aos poucos os peixes grandes foram ficando raros. Naqueles idos tempos de muito peixe, o Zé Raimundo, jovem filho de um pequeno produtor rural que morava não mais que a quinhentos metros do rio, pescador apaixonado, diariamente, à tardinha, costumava fisgar uma boa quantidade, muitos bitelos.

O tempo passou e com a morte do pai ele assumiu os afazeres da propriedade, mas jamais deixou de pescar praticamente todo dia no mesmo local. E, para não ter aborrecimento, fez questão de tirar a sua licença de pesca. Recentemente, lá estava ele com seu molinete quando chegaram dois membros da Polícia Ambiental que foram logo solicitando a licença de pesca e pedindo para verificar os peixes fisgados, naquela de conferir se estava tudo dentro da Lei:

– José Raimundo, né. Pois Sr. José Raimundo, sua licença de pesca está quase completando um ano de vencida. Vai me dizer que o sr. não tinha conhecimento disso?

– É, os senhores podem não acreditar, mas eu renovo todo ano e não sei porque, esse ano esqueci de renovar, mas mesmo assim, estou aqui pescando dentro da Lei, sim, fazendo questão de não descumprir a Lei.

– Sr. José Raimundo, se sua licença de pesca está vencida o sr. não está pescando de acordo com a Lei, é óbvio.

– Mesmo assim, com a licença vencida, não estou indo contra a Lei, pois estou fazendo o que precisa ser feito justamente pra não ir contra a Lei. Prestenção. Eu tenho que pegar peixe dentro das medidas que a Lei exige, não é? Pois é justamente o que estou fazendo.

O Zé Raimundo, então, despejou no chão os dez peixes que estavam numa capanga.

– Pode medir aí, nenhum deles está fora do que a Lei permite.

– Sr. José Raimundo, o que importa é que sua licença de pesca está vencida e nessa o sr. está ilegal e sujeito a multa, e o tamanho dos peixes nesse caso não importa, entendeu?

Prestenção, gente, essa minha licença é do ano passado, portanto está vencida. E o que é que estou fazendo pra não descumprir a Lei mesmo com a minha licença de pesca vencida? Justamente pescando peixes do ano passado que naquela época tinha esses tamanhos aí, pois se eu tivesse pescando peixes desse ano, aí sim, seriam de tamanhos diferentes do que esses aí e aí então eu estaria descumprindo a Lei, pois se tem um trem que não faço é descumprir a Lei. Pode medir…

Como não tinham muitos peixes e nenhum fora do mínimo exigido pela Lei, os dois policiais ambientais entreolharam-se, recolheram a licença de pesca vencida do Zé Raimundo e foram embora sem multá-lo, mas enfatizando que, se fosse pego novamente com a licença vencida, não escaparia da multa.

* 1: Leia “Ponte do Bigode”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 25/02/2020 com o título “Palacete Mariana na Década de 1960”.

Compartilhe