CINE RIVIERA SE TRANSFORMA EM ESTACIONAMENTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A história do Cine Riviera em Patos de Minas foi marcada por uma tragédia em 15 de dezembro de 1998, quando um incêndio acidental consumiu completamente uma das maiores salas de cinema de todo o estado¹. Após mais de 16 anos, atendendo à crescente demanda por vagas no centro da cidade, o local virou um grande estacionamento rotativo, preservando o nome e parte da estrutura do saudoso cinema.

O empresário Luís Eduardo Falcão contou como construiu o estacionamento que é todo coberto e asfaltado. O imóvel foi adquirido dos donos do antigo Cine Riviera. “Pegamos o local praticamente como ele ficou após o incêndio. Os antigos donos tinham uma ligação muito forte com o local e, após a tragédia, tornou-se inviável a restauração”, afirmou.

Ele informou que ainda havia muitas marcas do incêndio, além de objetos e documentos históricos no local. Fotos foram tiradas para eternizar o que restou do cinema. A antiga sala de projeção ainda estava com a carcaça do projetor e um ambiente muito curioso. As paredes do cômodo estavam totalmente cobertas por fotos de mulheres nuas, retiradas de revistas das décadas de 70 e 80.

A situação despertou a dúvida sobre quem teria afixado os pôsteres no local. A sala foi “decorada” pelo próprio funcionário que projetava os filmes. Segundo o proprietário, o profissional tinha o hobby de colecionar esses pôsteres. As fotos feitas durante a reforma mostram os inúmeros pôsteres.

Com relação à reforma, o trabalho não foi fácil. Um novo telhado foi construído cobrindo toda a área em vão livre sem nenhum pilar para facilitar as manobras. Uma enorme quantidade de destroços que sobraram do cinema foi retirada do local. “A reforma foi muito difícil. A construção era muito antiga e sempre surgia alguma surpresa. Durou mais de oito meses”, afirmou.

A identificação do estacionamento, que tem capacidade para mais de 50 veículos, preservou o nome do Cine Riviera e até a logomarca foi mantida. Para maior comodidade dos clientes, os banheiros também foram mantidos. O estacionamento é rotativo e está aberto ao público há cerca de um ano e meio. Muitos vão até o local e se lembram de como era o cinema que marcou a vida de milhares de pessoas.

O proprietário aproveitou para falar que o local oferece internet sem fio, banheiros, bebedouro, sistema de câmeras de segurança e serviço de manobrista. A intenção é também manter a qualidade e tradição do antigo cinema, prestando um serviço diferenciado. O Riviera Park² está situado na Rua Olegário Maciel, ao lado do Bradesco, no hipercentro de Patos de Minas.

* 1: Leia “Cine Riviera é Consumido Pelo Fogo”. Pesquise “Cine Riviera” e conheça mais sobre ele.

* 2: Em janeiro de 2021, o proprietário Luís Eduardo Falcão assumiu o cargo de Prefeito de Patos de Minas. E, como Prefeito, deveria dar o exemplo, isto é, acatar o Artigo 273 do nosso Código de Posturas, que assim determina: O estabelecimento comercial que presta serviço por tempo corrido terá de tomar como fração, para fins de cobrança, o tempo de 15 min (quinze minutos). Portanto, se nem o Prefeito respeita a Lei, quem mais vai respeitá-la? Não é mesmo, Ministério Público?

* Fonte e foto: Texto de Farley Rocha publicado no jornal virtual PatosHoje em 26 de setembro de 2015 com o título “Empresário aproveita história e transforma o antigo Cine Riviera em grande estacionamento”.

Compartilhe