OTIMISMO EM 1944

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1944)

Ao ensejo deste nosso numero especial de aniversario e de sincera homenagem ao eminente Presidente Vargas, falhariamos ao nosso escopo maximo se não voltassemos os olhos para as coisas do Municipio.

Ao faze-lo, sentimos a maxima e justa satisfação em apontar que ao lado do grande Presidente da Republica vem sendo o municipio criteriosamente dirigido e administrado, desde 1930 tambem, pelo digno e conceituado Prefeito Clarimundo José da Fonseca Sobrinho.

Desde a epoca da revolução, os municipios em geral vêm continuadamente sofrendo com sucessivas experimentações de homens em suas prefeituras, assinalando algumas delas passagens mesmo de pessoas sem nenhuma ligação com a terra, unidade de ação e nem exito nos empreendimentos.

O nosso municipio, felizmente encontrou na pessoa de Fonseca Sobrinho o homem energico, progressista e trabalhador que, ao lado de seus amigos de sempre e caracteres de têmpera como do Cel. Farnese Dias Maciel e dr. Adelio Maciel, vem conduzindo os nossos destinos no paralelismo do desenvolvimento e florescimento e de sossêgo e tranquilidade.

O municipio, assim, vem vivendo horas de doce espectativa e do mais retumbante orgulho.

Espectativa agradavel ao delinear novos progressos constantemente; orgulho intenso com a realização do grande surto de progresso já realizado.

Estamos contando os dias que estão antecedendo a hora iminente e bem proxima da inauguração do novo potencial elétrico que o destemor e a fibra do prezado Prefeito farão reluzir nesta hora em que o facho da escuridão perturba e atormente o mundo¹.

Alem desse acontecimento de vulto que por si só enche e dignifica uma administração, a cidade está se estendendo elegantemente já até a suntuosa Praça de Esportes², com o prolongamento de ruas e avenidas ladeadas dos necessarios “meios-fios”.

Com o espirito economico e de honestidade que caracteriza a sua laboriosa e dinamica administração, o ilustre Prefeito já conta reserva economica capaz para o inicio proximo das “redes de esgoto” da cidade.

E’ outro beneficio de monta que ficaremos devendo à sua inesquecivel administração e que nos aparelhará para o sempre lembrado beneficio de calçamento de nossas ruas principais.

Com este programa, com este sistema de ação, com estas realizações notaveis e imperiosas às cidades que florescem e se desenvolvem, não podemos deixar de registrar aqui os aplausos e os agradecimentos de todo o municipio ao seu benfeitor e ao seu intemerato Chefe e administrador.

“Folha de Patos” que sabe admira-lo e incentivá-lo para a grandeza do Municipio, mais uma vez exprime ao Prefeito querido dos municipes e sua intensa gratidão e seus votos de repetidos exitos e constantes glorias na ardua administração.

* 1: Leia “Anunciada a Construção da Usina das Lages”, “Usina das Lages − Decreto-Lei n.º 49”, “Rodovia da Usina das Lages”, “Iniciada a Construção da Usina das Lages”.

* 2: Leia “Iniciada a Construção da Praça de Esportes, o Futuro PTC”, “Piscina e Sede/Vestiários do PTC em Construção em 1946”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Governo do Municipio” na edição de 19 de abril de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe