A História conta que em 1906 o Dr. Jacques Dias Maciel tinha a ideia de fundar um estabelecimento agrícola de ensino. Não chegou a realizar a ideia. Voltando a Patos em 1911, funda o Aprendizado Agrícola de Patos¹. Não se sabe até quando funcionou. Aí veio a edição de 04 de junho de 1944 do jornal Folha de Patos, onde um artigo de Zama Maciel declara: A escola que os dois agronomos se propõem a fundar encontrará muitos e muitos obstaculos nacedoiros, mas como traz este cunho idealista, talvez, conseguirá medrar². Aconteceu, simplesmente aconteceu, que dois meses antes dessa categórica afirmativa do Zama Maciel, a edição de 02 de abril do mesmo jornal publicou esse anúncio, na época em que Patos não tinha o “de Minas” e teve seu nome alterado para Guaratinga³. Pois é, assim é a História!
* 1: Palavras-chaves para mais conhecimentos sobre o assunto: “Jacques Dias Maciel”, “instituto patense” e “escola agrícola”.
* 2: Leia “Uma Palavra de Apoio à Construção da Escola Agrícola”.
* 3: Leia “O Dia em que Patos Deixou de ser Patos 1 e 2”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: Anúncio publicado da edição de 02 de abril de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.