FUCAP LUTA PARA MANTER CENTRO DE ARTES FUNCIONANDO

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

O CENTRO DE ARTES vem sendo mantido pela Fundação Cultural do Alto Paranaíba, com muitas dificuldades, desde agosto de 1983, quando foi instituído, visando propiciar aos jovens patenses, uma escaiola de nível profissional nos diversos campos da arte e da cultura.

Reconhecendo a necessidade de se instalar e fazer funcionar plenamente o CENTRO DE ARTES, a Diretoria e o Conselho Curador da FUCAP não têm medido esforços para levar adiante essa iniciativa que vem dando ótimos frutos. A Prefeitura, através do Prefeito Arlindo Porto Neto e da Diretora do DEC, Professora Marta Caixeta de Queiroz, tem colaborado, destinando recursos quase simbólicos, mas sempre com muita boa vontade, para ajudar a manter a escola em funcionamento; os professores (16) recebem também salários quase simbólicos, mesmo sendo os melhores de Patos de Minas; os funcionários trabalham com dedicação, e nem diretores e nem conselheiros recebem qualquer remuneração para coordenarem as atividades do CENTRO DE ARTES e da FUCAP como um todo.

Diretores, alunos, e professores têm dado a sua colaboração concreta, unindo suas forças na produção e realização de espetáculos, visando arrecadar fundos para ajudar na manutenção do CENTRO DE ARTES. Como exemplo, citamos o espetáculo “TRENZINHO SONHADOR”, que vem sendo mostrado com sucesso em várias cidades de Minas e do Brasil. Elenco, direção e pessoal de apoio têm viajado quilômetros e quilômetros, sujeitando-se às mais diversas dificuldades, objetivando diminuir o custo da produção do espetáculo, para que sobre algum dinheiro ganho com as apresentações, para ser destinado à nossa escola.

Apesar de todos estes esforços, o CENTRO DE ARTES passa por sérias dificuldades de cunho financeiro, com um déficit previsto para esse segundo semestre letivo, da ordem de Cr$ 649.000,00 mensais. Diretores e Conselheiros da FUCAP, preocupados com a possibilidade de fechamento do CENTRO DE ARTES, solicitaram ao Senhor Prefeito Arlindo Porto uma reunião conjunta com as forças vivas da Comunidade para debater a questão, de suma importância para a comunidade patense, sendo atendidos.

No dia 20 último, no plenário da Câmara Municipal, esta reunião aconteceu, sendo o primeiro passo para o fortalecimento do CENTRO DE ARTES da FUCAP. Compareceram à reunião, as seguintes pessoas, além de vários pais, alunos e professores: Prefeito Arlindo Porto Neto; Dr. Aldo Lino Silva, Vice-Prefeito Municipal; Diretora do Departamento de Educação e Cultura, Marta Caixeta de Queiroz; Vereadores: Ilídio Alves Neto, Presidente da Câmara Municipal; Sílvio Gomes de Deus; Secretário Heleno Luiz; João Ricardo de Oliveira e Avenor Miquelante; Maria Inêz Rubinger de Queiroz Rodrigues, Delegada da 18.ª Delegacia de Ensino; Auzônia Rosa Vieira, Presidente do Clube de Diretores Lojistas de Patos de Minas; Roberto da Fonseca Brandão, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas; Dr. Dirceu Deocleciano Pacheco, Presidente da Loja Maçônica Amor e Justiça 3.ª; Dr. Célio Gomes Floriani, Presidente do Lions Clube Giovanni; Marcílio Guilherme Fischer, Presidente do Lions Clube Centro; José Eustáquio Simões, do Rotary Clube; Capitão PM Antônio de Araújo Neto, representando o Comandante do 15.BPM Coronel Raimundo Nonato Vieira; Pedro Pereira dos Santos, Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária; Paulo Álvares Babilônia, Presidente da União dos Estudantes Patenses; vários diretores da UEP; José Ventura Malheiros, Presidente da Sociedade Recreativa Patense; Tomaz Atílio Olivieri, do Boletim Informativo; Folha Diocesana e Revista “Debulha”; João Marcos Pacheco, Presidente da FUCAP; Eugênio de Melo Ribeiro, Diretor Executivo da FUCAP; Conselheiros: Antônio Laércio da Rocha, Arminda Alves Gomes de Carvalho, Maria Cristina Garchet Teixeira, Marcos Antônio Amorim, Lúcia Helena de Queiroz Pereira.

O Prefeito Arlindo Porto Neto, presidiu a reunião, ladeado pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Ilídio Alves Neto; pela Professora Maria Caixeta de Queiroz, Diretora do DEC/PREFEITURA; pelo Vice-Prefeito Dr. Aldo Lino Silva e pelo Presidente da FUCAP, João Marcos Pacheco.

Expostos os motivos da reunião e após as palavras do Prefeito e do Presidente da FUCAP, a palavra foi dada ao Conselheiro Antônio Laércio da Rocha, que fez a leitura do documento encaminhado ao Prefeito Municipal para apreciação juntamente com as forças vivas da comunidade.

Após a leitura do documento, o mesmo foi colocado em debate, surgindo várias sugestões dos presentes, visando equacionar o problema. Vale aqui ressaltar as participações decisivas da Presidente do Clube de Diretores lojistas, Dona Auzônia Rosa Vieira; do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, empresário Roberto da Fonseca Brandão; do Vereador Sílvio Gomes de Deus; do senhor Pedro Pereira dos Santos; do Dr. Célio Gomes Floriani, Presidente do Lions Giovanni, que apresentaram várias sugestões, prontificando-se a colaborarem para que o CENTRO DE ARTES da FUCAP possa continuar em plena atividade. O Prefeito Arlindo Porto Neto anunciou ao público, o compromisso da Prefeitura em cobrir o déficit da escola nos meses de AGOSTO e SETEMBRO, dando tempo para que as diversas sugestões apontadas possam ser melhor estudadas e postas em prática. Foi uma reunião bastante proveitosa e serviu para unir a comunidade, professores, alunos, pais, autoridades, diretores, e conselheiros da FUCAP, em torno do objetivo maior de manter em funcionamento o CENTRO DE ARTES, uma vez que todos foram unânimes em reconhecer o grande valor daquela escola para a nossa juventude e para toda a comunidade patense. Várias propostas serão postas em prática e agora, mais que nunca, é preciso a união de todos, pois o Centro de Artes da FUCAP, não pode fechar suas portas, uma vez que os benefícios advindos do seu pleno funcionamento, são bem maiores do que as dificuldades até aqui encontradas. Vale o esforço de todos nós!]

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha (Chefe do Setor de Publicidade e Divulgação da FUCAP) publicado no n.º 98 de 31 e agosto 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Institucional.

Compartilhe