FUCAP: OBJETIVOS E PROPOSTAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

As palavras do Presidente da Fundação definiram para todos os presentes e todos os que acompanhavam a transmissão pelas Rádios Clube de Patos e Princesa de Lagoa Formosa, os objetivos e propostas daquela entidade. Transcrevemos a seguir seu pronunciamento, ficando a expectativa quanto aos trabalhos e promoções, que por certo irão acontecer a partir de fevereiro de 83.

“Há um provérbio popular que diz: ‘Para fazer a minha luz brilhar, não preciso apagar a vela do vizinho’.

Na parábola a afirmação é esta: ‘Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa’.

Este é o propósito da FUCAP − Fundação Cultural do Alto Paranaíba, que fundamos aos cinco dias deste mês de dezembro de hum mil novecentos e oitenta e dois, e que hoje se reúne para empossar seu Conselho Curador e demais diretores.

Não é nosso propósito empanar o brilho, nem ofuscar os trabalhos de ninguém e tão pouco dificultar as atividades culturais ou artísticas de nenhuma das outras entidades ou grupos que já estão a serviço deste setor em Patos de Minas e Região. Nosso objetivo é arregaçar as mangas e trabalhar de peito aberto para as soluções dos problemas que angustiam a nossa classe.

Três motivos justificam a criação da FUCAP:

1 − A falta de um local apropriado já se transformou no grande entrave para o nosso desenvolvimento e crescimento artístico cultural. DE IMEDIATO a FUCAP pretende construir ou adaptar uma sala de espetáculos, ainda que a nível provisório e agilizar junto às autoridades a construção do centro cultural de Patos de Minas.

2 − A FUCAP se estruturou tendo em vista a necessidade de aproveitamento de pessoas que − independente de sua vinculação a entidades culturais − estivessem permanentemente atuando no meio artístico-cultural patense.

3 − Entende a FUCAP que qualquer entidade que pretenda unificar, congregar e representar entidades artísticas e culturais diversas, deve desvincular-se de qualquer atividade político-partidária e religiosa. Reconhecendo, no entanto, a necessidade e importância das lideranças, bem como o bom relacionamento com os líderes políticos e religiosos regionais, independe da facção que representem.

Patos de Minas é hoje uma cidade bem diferente daquela de cinco ou seis anos atrás. O número de promoções culturais se avoluma a cada ano que passa. Citamos alguns: FEPAMI − Festival Patense de Músicas Inéditas; FESTIN − Festival Interno de Teatro do Colégio Fonseca Rodrigues; Semana Cultural promovida pelo Colégio Marista; Recitais de Música; Festivais de Ballet e Jazz; Shows Musicais; Peças Teatrais, Filmes de Cineclubismo; Concursos Literários; Campeonatos de Xadrez; Feira de Artes e Artesanato.

As entidades culturais-artísticas que realizam tais promoções em Patos d Minas, hoje somam mais de dezesseis organizações distintas e independentes, tais como: UEP − União dos Estudantes Patenses; Escola de Música Carlos Gomes; Dalal Ballet Studio; Academia Lucia Queiroz; Clubinho Carnavalesco do Povo; Comissão Pró Casa de Cultura; GRUTA − Grupo de Teatro Amador; CET − Centro de Estudos Teatrais; Cineclube Patos de Minas; Centro Cultural Ruy Barbosa; Clube de Xadrez; Feira de Arte e Artesanato; Lira Mariana Patense; Banda de Música do 15.º BPM; Grupo de Serestas e representando Carmo do Paranaíba, a Academia de Ballet Cristiane Morais.

Principalmente por estes motivos é que estamos preocupados com a solução do problema ligado a sala de espetáculos.

Sabe-se também que muitas pessoas militam no setor cultural-artístico, sem estar diretamente ligadas a nenhuma entidade e que algumas destas pessoas são importantíssimas para a definição dos problemas enfrentados neste setor.

A arte tem sido em toda a história da humanidade, a expressão e representação de estados sociais, aspirações, sentimentos e sofrimentos do homem. A arte tem combatido o autoritarismo, a falsidade e as injustiças. A Arte tem defendido os direitos sagrados da vida e da liberdade.

Por isto respeitamos a posição individual de cada pessoa em relação as questões político-partidárias ou religiosas. E afirmamos que uma entidade deve ser independente quanto a este tipo de posicionamento. Já que os propósitos e finalidades dela visam beneficiar o homem seja ele integrante de qualquer grupo sociológico, ideológico ou filosófico.

Valemo-nos da oportunidade para homenagear de público, o nosso Prefeito Municipal Dr. Dácio Pereira da Fonseca, que durante estes seis anos, colaborou efetivamente apesar das limitações do orçamento municipal, com o desenvolvimento artístico e cultural de nossa cidade, tendo deixado dois marcos profundos e significativos na nossa história cultural. O primeiro é o TEATRO TELHADO, de propriedade do Centro de Estudos Teatrais, que contou com a participação substancial da Prefeitura quanto à mão de obra e boa parte dos materiais ali empregados. O segundo, foi o sancionamento da LEI MUNICIPAL N.º 1.764/81¹, que “destina a Praça Desembargador Frederico para a construção da Casa da Cultura de Patos de Minas”.

Também achamos oportuno reafirmar a nossa certeza de que o Prefeito Eleito Arlindo Porto Neto, irá dar também sua parcela de colaboração para a solução dos problemas ligados ao setor cultural-artístico de Patos de Minas.

A FUCAP − Fundação Cultural do Alto Paranaíba, espera ser uma voz sempre pronta a falar em defesa dos direitos dos artistas de Patos de Minas e da Região do Alto Paranaíba para tanto, procuramos constituir um grupo de pessoas idôneas e imbuídas do propósito de ajudar a nossa cidade e região.

Conforme um dos artigos de nosso Estatuto, não há o propósito de se constituir um grupo fechado dentro da Fundação. Em qualquer época, o Conselho Curador poderá ser ampliado ou novos setores artísticos virão a ser constituídos, para o aproveitamento de outras pessoas que venham a contribuir com sua participação direta no desenvolvimento das artes em Patos de Minas e Região do Alto Paranaíba.

Não é nossa intenção elitizar a arte ou a cultura. A história da arte nos prova que sempre vieram das classes médias e mais simples, os grandes gênios. Pretendemos sim, colaborar para uma melhor distribuição dos benefícios da arte e da cultura, proporcionando aos que não podem arcar com as despesas de cursos de arte, a oportunidade de receberem bolsas de estudo. Também somos contrários a atual situação na qual só os de melhores condições financeiras têm podido estudar artes. Queremos criar condições para os que não as têm e, para tanto, como vem ocorrendo através dos séculos em todo o mundo, precisamos sensibilizar e contar com o apoio irrestrito das autoridades e da comunidade.

Nossas principais finalidades são:

1 − Superintender, em plano regional, as políticas culturais geradas na região; as políticas nacionais da cultura e, as diretrizes básicas da política cultural do Estado de Minas Gerais, adaptando-as à realidade local;

2 − Fomentar iniciativas artísticas e cultivar  vocações, para isso estabelecendo programas de trabalho, cursos regulares ou intensivos e seminários de estudos dirigidos nas áreas de sua competência;

3 − Promover exposições, certames, concursos, festivais e apresentações, nesta ou em outras cidades, e tudo o mais necessário para conscientizar a população desta região, quanto à necessidade de um desenvolvimento artístico cultural;

4 − Procurar reunir e fomentar a união de todas as frentes culturais e artísticas de Patos de Minas e Região do Alto Paranaíba, tornando-se sempre que possível, no órgão máximo de representação, a nível municipal, estadual e federal, do movimento artístico e cultural desta Região.

Neste momento em que nos empossamos nos respectivos cargos na Fundação, desejamos prestar uma homenagem a todos os artistas de Patos de Minas e da região do Alto Paranaíba. Sejam eles músicos, poetas, pintores, artesãos, atores ou quaisquer outros. Se estamos criando a FUCAP − Fundação Cultural do Alto Paranaíba, é para ser-lhes útil e lutar ao lado de todos vocês, na busca de grandes soluções para a arte e para a cultura.

Agradecendo a presença de todos os amigos e autoridades, o que muito nos honrou e engrandeceu. Esperamos poder levar em frente nossos propósitos e para isto precisamos contar com o apoio de todos vocês.

Agora convidamos a todos para o ‘SHOW ARTÍSTICO’, após o que abriremos a palavra a quem desejar se manifestar”.

Patos de Minas, 21 de dezembro de 1982

João Marcos Pacheco

− PRESIDENTE −

* 1: Infelizmente, a Lei foi revogada. Leia “Casa da Cultura na Praça Desembargador Frederico: Lei n.º 1.764/81”.

* Fonte: Texto publicado com o título “FUCAP − Fundação Cultural do Alto Paranaíba” na edição n.º 61 de 31 de dezembro de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Blogdaluciane.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe