URGEM VIAS DE COMUNICAÇÃO

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TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1913)

Uma cidade afastada dos demais centros populosos, d’elles separada pelas difficuldades de vias faceis de communicação, poderá conter elementos para progredir, mas o seu progresso será sempre lento.

Situada em longinqua zona do sertão mineiro, a cidade de Patos tem sido exemplo do que asseveramos. Possuindo elementos moraes e materiaes para se collocar ao lado das bôas cidades mineiras, tem todavia, o seu progresso lentamente se manifestado. O contacto rapido com os meios adeantados, traz como consequencia, o exemplo, o estimulo, a facilidade para grandes iniciativas.

Si esses factos estão na consciencia de todos, vendo os obstaculos que apresenta a falta de vias de communicação para o rapido progredir de uma localidade e se hoje, mais do que nunca, se apresenta opportunidade para se cuidar do problema da viação neste prospero municipio, seria extraordinariamente vantajoso que as vistas dos homens progressistas se voltassem decididamente para […].

A onze ou doze leguas desta cidade, já está sendo aberto o caminho por onde correrão os trens da E. F. Goyaz¹; d’aqui a prospera cidade de Patrocinio, brevemente servida pela via ferrea, ou outro ponto mais conveniente, não seria difficil construir-se uma estrada de automoveis, tanto mais que esse systhema de viação esta hoje bastante generalisado, mesmo em Minas, percorrendo grandes distancias, dando bons resultados. A chegada da estrada de ferro mais tarde não impedirá o regular funccionamento de automoveis, mesmo porque, devido a crise financeira pela qual atravessa o paiz, infelizmente não poderemos em breve ter aqui um ramal ferreo. Felizmente consta que adeantado commerciante desta cidade tem em mente a iniciativa de ligar Patos ao ponto de estrada de ferro, por meio de automoveis, tendo mesmo adquerido excellente auto caminhão na Europa².

A idéa é magnifica, digna de todo o apoio.

Outra medida de grande vantagem, seria a da construcção de uma linha telephonica de Patos a Sant’Anna e d’ahi á cidade de Patrocinio, a exemplo do que se està fazendo com o districto de Lagôa Formosa, o que encontrou bôa vontade por parte da municipalidade e do povo³. Com a chegada da estrada de ferro a Patrocinio, grandes e diarias serão as communicações d’aqui com aquella cidade e uma linha telephonica, em taes casos, será de indiscutivel vantagem. Tambem esse facto não impedirá que opportunamente seja prolongada a linha do Telegrapho Nacional até aqui, pois ha cidades eguaes a Patos, em movimento commercial que possuem duas linhas telegrraphicas e uma telephonica na mesma direção4.

A cidade de Patos está em marcha franca no caminho do progresso; para attingir o seu fim com mais perfeição e rapidez, estão faltando vias de communicação, lacuna que será preenchida attento o espirito progressista de muitos de seus habitantes.

* 1: Digite estrada de ferro no local de buscas e encontre muitos textos sobre ela.

* 2: Leia “Sesostris Dias Maciel e a 1.ª Estrada de Rodagem”.

* 3: Leia “Instalado o Telefone”.

* 4: Leia “Solicitado o Telegrapho”, “Agência dos Correios e Telégrafos em 1930”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Vias de Communicação” na edição de 19 de outubro de 1913 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

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