ROTARY CLUB DE BELO HORIZONTE ELOGIA MOACIR VIANA DE NOVAIS E SUAS PESQUISAS SOBRE O TRIGO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A cultura do trigo em Patos foi objeto da atenção do Rotary Club de Belo Horizonte.

O “Estado de Minas” de 23 de dezembro último, publicou mais uma reunião do Rotary Club a que esteve presente o dr. Moacir Viana de Novais, nos seguintes termos:

“Teve grande concorrencia a reunião semanal de ontem do Rotary Club de Belo Horizonte, presidida pelo dr. Eduardo Menezes Filho, achado-se presentes, dentre outros, os drs. Carlos Luz e Valdemar Luz, membros do Clube do Rio de Janeiro; sr. Austerio Taubaté, do gremio de Taubaté; drs. Moacir Viana de Novais e Helio Barreto, como convidados, os quais foram apresentados pelo diretor do protocolo, sr. Celio Castro, e saudados com uma salva de palmas.

No expediente o secretario Coroliano Coelho leu a correspondencia destacando-se a comunicação de ser sido registrado no D.I.P. o boletim do clube.

Na ordem do dia o dr. Moacir Viana de Novais pronunciou interessante palestra sobre os trabalhos que vem empreendendo na Estação Experimental de Patos, de que é dedicado chefe, sobre a cultura do trigo.

Estudou primeiramente o nosso clima, que é propicio áquela cultura, acentuando então que podemos produzir no país cerca de 3.000 quilos do precioso cereal por hectare. Enumerou os frutos de seu trabalho na referida Estação Experimental, desenvolvido ha cerca de quinze anos, tendo conseguido selecionar variedades que medrarão facilmente em nosso solo privilegiado”.

O dr. Nelson Faria, em seguida, enalteceu a palestra do engenheiro Moacir Viana, tecnico cujo merecimento, disse, ultrapassou as fronteiras do país.

Nós que laboramos neste município em diuturno contacto om a atuação energica e constante do dr. Moacir Viana, subscrevemos integralmente as referencias do ilustre rotariano.

Moacir Viana, com a pertinência que lhe é peculiar, pôs sobre os ombros a ardua tarefa de tornar vitorioso e solucionado o problema do trigo, em Minas Gerais, e as suas primeiras conquistas surgem já sazonadas nas duas safras neste municipio, prenhes de resultados satisfatórios com a produção de 3.000 quilos por hectare.

* Fonte: Texto publicado com o título “O trigo em Patos” na edição de 02 de janeiro de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe