PATO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

Pato é o nome comum para numerosas espécies de aves aquáticas pertencentes à família Anatidae. São menores e de pescoço mais curto que os cisnes e gansos, que são os membros da mesma família. São divididos em muitas subfamílias, sendo principalmente aves aquáticas que podem ser encontradas tanto em ambientes com água doce quando com água salgada.

Tem muitos usos para benefício humano como produção de carne, ovos e penas. São abatidos aproximadamente 3 bilhões de patos para produção de carne por ano em todo o mundo. Também são criados por avicultores e exibidos com frequência em zoológicos. Quase toda variedade de patos domésticos descende do Pato-real(Anas platyrhynchos), apesar de ter também variedades provenientes do Pato-selvagem (Cairina moschata). O “pato-chamador” é outro exemplo de raça de pato domestico. Seu nome vem da sua origem por caçadores, que os usavam para atrair patos-reais do céu para sua armadilhas. O “pato-chamador” é a menor raça de pato doméstico no mundo, pesando menos que 1kg.

A se destacar na natureza do pato a sua sociabilidade. E sendo aves muito sociáveis, não é boa ideia ter um único pato como animal de companhia, uma vez que eles precisam da companhia da sua espécie. Tendo vários em casa, eles vão precisar da interação humana diariamente. Como podem ouvir e responder ao som, é importante colocar um nome para ele começar a interagir através da fala, podendo inclusive oferecer brinquedos e interagir com ele através destes objetos. São capazes de executar truques simples e, assim como os cachorros, trazer de volta ao proprietário um brinquedo que estava utilizando.

Antes de acolher qualquer tipo de animal em casa, é preciso realizar um profundo estudo de responsabilidade e entender que adotar implica oferecê-lo tudo aquilo que ele precisa para ter uma vida saudável. Tendo em vista que o tempo de vida de um pato está entre os 13 e 20 anos, é preciso pensar bem antes de adotar e enxergar essa atitude como uma grande responsabilidade.

Para criar patos no quintal, é necessário que este espaço seja grande o suficiente para que eles possam caminhar livremente. O quintal também precisa ter um local de refúgio, que seja coberto, para o caso de situações climáticas adversas. Do mesmo modo, este espaço é necessário para evitar que eles estejam expostos ao ataque de outros animais predadores. Como gostam de água, o acesso a um meio aquático adequado é imprescindível, isto quer dizer que no quintal deve ter uma espécie de lagoa artificial ou qualquer objeto que possa simular uma lagoa artificial, como uma piscina, por exemplo.

Um pato precisa de aproximadamente entre 170 e 200 gramas de alimento por dia. A sua dieta pode ser muito variada incluindo alimentos como verduras, sementes, grãos, insetos e alguns peixes. Há também rações específicas, no entanto, essas rações podem engordá-lo, por isso devem ser oferecidas em uma quantidade menor associadas aos outros alimentos. Devem ter acesso livre à comida durante todo o dia com um bebedouro adequado, suficientemente profundo, com água limpa e fresca, trocada diariamente.

Para que o pato desfrute de um pleno estado de bem-estar, é necessário que ele viva em um ambiente com ótimas condições de higiene. Coloque na sua casinha um chão de areia, desta forma, limpar as fezes será mais fácil; mantenha a água da lagoa o mais limpa possível; retire a comida que os patos não comeram no dia, durante a noite, para evitar a contaminação e o risco de ingerir alimentos estragados. Se o proprietário seguir as medidas de higiene e alimentares adequadamente, o pato não vai precisar de cuidados veterinários constantemente.

Alguns sintomas de doenças: inflamação nasal, vermelhidão ou secreções nasais; dificuldade respiratória; vermelhidão ou secreção ocular; perda de apetite; mudanças no comportamento habitual; evacuações anormais, de consistência muito dura ou muito mole ou que apresentem uma cor amarela, vermelha ou preta; penas eriçadas, opacas ou com aparência de suja. Diante destes sintomas, é importante consultar um Médico Veterinário.

Ao adotar um pato filhote, nas suas etapas iniciais de vida, é importante saber que durante as primeiras 4 ou 5 semanas após o nascimento, ele precisa estar em um lugar seco e quente, como uma caixa de papelão com alguma palha. Nessa fase, o filhote não pode ficar na água, pois ainda não desenvolveu a sua plumagem o suficiente. Deve-se mantê-lo num cômodo da casa até que ele chegue aos 2 meses de vida. Só depois ele pode começar a sair para o quintal, sempre que as condições do clima forem favoráveis. Assim, progressivamente, ele vai começar a se adaptar ao habitat exterior de casa.

* Fonte: Wikipédia e texto de Vanessa Lopes, em peritoanimal.com.br.

* Foto: Br.freepik.com.

Compartilhe