OLEGÁRIO TIBÚRCIO DE SOUSA E SEUS ZEBUS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Há um assunto que atualmente empolga todos os meios sociais do municipio − o zebú¹. Os belos exemplares da raça oriunda da India e selecionada no Triangulo Mineiro. Romarias de negociante da gado, comentadores e curiosos se confundem em meio às novilhas e tourinhos trazidos dos mercados de Araxá e Uberaba.

Fazendas são adquiridas por altos preços. Lances mirabolantes são oferecidos por aquela novilha chita ou por este garrote pampa. Positivamente a mentalidade do nosso povo está crescendo proporcionalmente à orelha do zebú. Mais caro e mais facil, o gado substituiu o diamante. O Garimpeiro está em segundo plano. O brilho das pedras arrancadas das corredeiras, está apagado pela elegancia soberana dos Boleros, Cromos ou dos Palestras.

O nosso jornal procura sempre andar a par da vida de nosso meio, por isso iniciou, hoje, uma viagem pelas fazendas do Municipio em visita aos exemplares de extirpe real.

A Mata dos Fernandes, o vale das maravilhas, é sempre convidativa. Ali está a fazenda do Snr. Olegario Tiburcio de Sousa. Apeamos, primeiramente nela.

Um lote magnifico de quarenta e uma novilhas, ostentando o brazão aristocratico dos Lemos de Araxá, pastava tranquilamente no provisorio verde-claro da barra do corrego da Agua Limpa. Nós nos aproximamos. “De fato, nada ficam a dever aos retratos espalhados na cidade”, respondemos, e continuamos a passear entre as novilhas de raça fina, de linhas impecaveis, e porte majestoso. “Guaratinga”, outra “puro-sangue”, se desgarra do lote e nos olhava do alto de sua linhagem aristocratica. E assim muitas outras, ao lado do touro “Estado Novo” que carrega sobre as suas espaduas forte carnudas a gloria de varias gerações da mais alta extirpe indiana.

Deixamos a fazenda do snr. Olegario Tiburcio, e contemplando do alto da serra o vale do ribeirão, verificamos que será facil ao dr. Moacir Viana demonstrar praticamente a sua teoria de que o gado criado naquela terra dadivosa e ubere, ultrapassará no fim de pouco tempo, o seu ancestral importado dos ondulados e recequidos campos do Triângulo.

Incontestavelmente, o snr. Olegario Tiburcio está aparelhado para dar esta vitoria a nossa terra. E ela será alcançada!…

* 1: Leia “Gadomania: A Esperança do Zebu na Década de 1940”, “Sobre o Gado do Dr. Itagiba”, “Pecuária: Ascenção e Queda na Economia Patense”, “Dominante, o Guzerá de Abner Afonso de Castro”.

* Fonte e foto (novilha Guaratinga): Edição de 12 de março de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe