ZAMA ALVES TIBÚRCIO (ZAMINHA)

Postado por e arquivado em PESSOAS.

2Um dos doze filhos do casal Zama Alves Pereira/Maria Madalena Alves Tibúrcio, Zama Alves Tibúrcio, mais conhecido como Zaminha, nasceu em Patos de Minas no dia 03 de abril de 1915. Cursou o primário no então Grupo Escolar Marcolino de Barros. O secundário no Ginásio Mineiro de Barbacena-MG. Concluindo o curso secundário imediatamente ingressou no curso superior na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais (UMG), hoje Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde em 1940 recebeu o diploma de Bacharel em Direito, juntamente com outros 143 colegas, a maior turma da Universidade na época.

Desde novo Zaminha foi um apaixonado por esportes, principalmente o futebol. Quando foi ingressar na Faculdade de Direito, necessitando de dinheiro para os estudos, tentou conciliá-los com a atividade de jogador no Clube Atlético Mineiro, juntamente com outros atletas de grande destaque da época como Kafunga, Guará, Nicola, Maurílio e outros. Defendeu a camisa do Galo Mineiro durante um ano, quando se transferiu para o Palestra Itália, hoje Cruzeiro Esporte Clube, e ali passou a trabalhar na Sede do Clube recebendo 200$000 (duzentos mil réis) por mês. Ao mesmo tempo, assinou um contrato profissional como jogador, recebendo outros 200$000 mensais. Sempre fazendo parte do time titular, sagrou-se campeão mineiro em 1940, ano de sua formatura. Neste período enfrentou o Vasco no Estádio de São Januário, o Fluminense no Estádio das Laranjeiras, o Palmeiras no Estádio do Parque Antártica, entre outros. Foi assim, nesta frenética atividade diária, que Zama Alves Tibúrcio custeou seus estudos. Aqui em Patos de Minas jogou na antiga Associação Atlética Patense e depois na URT e ainda fez parte da Liga Patense de Desportos.

No ano de 1941 retornou a Patos de Minas onde iniciou sua carreira de Advogado. Aqui e na região se dedicou à carreira ininterruptamente durante 66 anos, até 2007, pouco antes de seu falecimento. Atendeu as comarcas de Patos de Minas, Unaí, Paracatu, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Tiros, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, Patrocínio e Presidente Olegário. Com a extinção da Comarca de São Gonçalo do Abaeté, seu trabalho junto às bases políticas teve grande influência na junção daquela Comarca com a de Patos de Minas. Na criação da Comarca de Presidente Olegário exerceu efetiva colaboração para a sua instalação. Como Advogado representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fez parte da Comissão Examinadora para preenchimento dos cargos de serventuários em diversos Cartórios.

Foi membro da Diretoria da OAB-Subseção de Patos de Minas por dois períodos de mandato. Em agosto de 1990, recebeu homenagem da OAB-Minas Gerais, juntamente com os formandos de 1940, na cidade de Belo Horizonte, em solenidade marcante, com a presença do Paraninfo da Turma, professor Dr. João Franzem de Lima, já com seus 95 anos, recebendo o Diploma de Cinquentenário de Formatura da Universidade de Minas Gerais (UMG).

Além da advocacia e do futebol, a outra grande paixão de Zama Alves Tibúrcio foi a pecuária. Nesta área, foi um grande batalhador na criação da raça Gir. Participou por mais de dez anos de todas as exposições de pecuária nas cidades de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Uberaba, Belo Horizonte e muitas outras, onde obteve os maiores prêmios de campeão. Em 1978, na Exposição de Campeão dos Campeões em Belo Horizonte, onde somente os fazendeiros proprietários de animais campeões foram convidados, obteve com dois animais o Título de Campeão dos Campeões. Em 1979 compareceu na Exposição Nacional de Uberaba, obtendo o título máximo de Campeão Nacional em raça e peso com a vaca denominada Gaivota. Foi colaborador direto na construção do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, desde a escolha e localização do terreno, com participação como membro da diretoria, deixando esta poucos anos antes de sua morte.

Dr. Zama Alves Tibúrcio faleceu em Patos de Minas, aos 93 anos de idade, no dia 21 de junho de 2008. Em sua homenagem, a Lei n.º 6.646, de 26 de dezembro de 2012, em projeto de Edimê Erlinda de Lima Avelar, assim determina em seu Art. 1.º: Fica denominada Rua Dr. Zama Alves Tibúrcio a atual Rua 02, localizada entre as quadras 14, 15, 16, 17 e 18, setor 55, Bairro Residencial Barreiro.

* Fonte: Câmara Municipal de Patos de Minas.

* Foto: Zama Alves Tibúrcio na formatura, arquivo do neto Fabrício Tibúrcio Moro.

Compartilhe