CÉSAR AUGUSTO TIBÚRCIO SILVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

César Augusto Tibúrcio Silva nasceu em Patos de Minas no dia 21 de maio de 1961, filho do contabilista Baltazar Guimarães Silva (95 anos) e da professora Maria de Lourdes Alves Tibúrcio Silva (falecida em 1998, aos 76 anos). César Augusto tem cinco irmãos: Caio César, também conhecido por Caio Tibúrcio (residente em Brasília); Nelma, Rosana e Denise (residentes em Patos de Minas).

César Augusto fez o então denominado Ensino Primário no Grupo Escolar Marcolino de Barros, de 1969 a 1972. Cursou, em seguida, o Ginasial no Colégio Polivalente − do 5º ao 8º ano − de 1973 a 1976. O Científico (1º, 2º anos), César Augusto Tibúrcio Silva enfrentou no Colégio Estadual Zama Maciel, de 1977 a 1978.

No dia 28 de dezembro de 1978, César Augusto Tibúrcio mudou-se para Brasília, onde, de início, cursou o 3º Ano do Científico Especial no Colégio Objetivo.

Depois de fazer o vestibular na Universidade de Brasília – UnB, no 2º semestre de 1979, César deu início ao curso de Administração de Empresas e obteve o diploma em 1983. Em seguida, de 1985 a 1988, César Augusto Tibúrcio fez o Mestrado também pela UnB. O título de sua dissertação foi: “Correção Monetária das Demonstrações Contábeis das Sociedades de Economia Mista”.

Em 1990, César Augusto tornou-se Professor da Universidade Brasília – UnB, tendo ministrado, até agora, diversas disciplinas, tais como: Contabilidade Geral I; Avaliação de Empresas; Finanças Comportamentais; Teoria Contábil; e Análise de Liquidez.

Na sequência, de 1991 a 1996, César fez o Doutorado na Universidade de São Paulo – USP, levando-o a defender a tese: “Contribuição ao Estudo do Capital de Giro a Partir do Retorno sobre o Ciclo Financeiro”.

Aos poucos, a partir de 1990, César Augusto escreveu 19 (dezenove) livros, quase todos em parcerias, com exceção de 3 (três): Contabilidade Geral; Contabilidade Básica – Livro de Exercício; e A Empresa de Sucesso no Novo Milênio: Série Brasil 500 Anos. A escolha de escrever com a participação de outros professores, segundo o autor, deve-se à oportunidade de ser incentivado pelos coautores para a realização dessa tarefa, bem como de sugestões e correções mútuas trocadas durante a escrita.

Para saber quais foram as obras do patense César Augusto Tibúrcio Silva que foram publicadas, basta entrar no site de busca Google e digitar, por exemplo, o seguinte comando: César Augusto Tibúrcio livros.

O livro “Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência”, escrito em parceria com 7 professores, com destaque para o professor Jorge Kastumi Niyama, é bastante citado nos eventos preparatórios para concursos. Em termos de venda, hoje, destaca-se “Administração do Capital de Giro”, escrito em parceria com Alexandre Assaf Neto e lançado e lançado pela Editora Atlas.

A 19ª obra, lançada em 2020 pela Editora Saraiva – São Paulo, “Fundamentos Básicos de Contabilidade”, escrita em parceria com a doutora Fernanda Fernandes Rodrigues, professora na Universidade Federal de Goiás – UFG, foi submetida previamente à avaliação de alunos da UFG, com a solicitação de que “sem necessitar identificação, fizessem comentários, críticas e sugestões”.

César Augusto possui, ainda, cerca de 100 (cem) artigos e de 45 (quarenta e cinco) trabalhos apresentados em eventos e que podem ser encontrados no seguinte endereço: https://sig.unb.br/sigaa/public/docente/producao.jsf?siape=6404897.

O Dr. César Augusto Tibúrcio Silva, além de professor e orientador de destaque no mestrado e no doutorado, exerceu, na Universidade Brasília − UnB, as funções de Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia – FACE, de 01/04/2004 a 31/05/2009; e de Decano de Planejamento e Orçamento, de 2014 a 2016. Na atualidade, César Tibúrcio conta com 66 orientações para as dissertações e 16 para teses.

Como estamos falando de um patense de destaque, mas pouco conhecido em sua cidade natal, é oportuno lembrar que outros dois patenses são também Professores da área de Contabilidade da UnB.

Um deles é o Prof. Dr. Eduardo Tadeu Vieira, colega de César Augusto desde o Científico no Colégio Estadual de Patos de Minas e, depois, no curso superior de Administração e no Doutorado em Contabilidade.

O outro patense é o professor Elivânio Geraldo de Andrade, que foi, inclusive, aluno de César Augusto no Mestrado em Administração.

Agora, César Augusto encontra-se em fase de projetos para escrever 2 (dois) outros livros. As obras serão lançadas oportunamente, devido ao momento de crise na Saúde Pública que o Brasil está enfrentando.

Em casa, neste momento de pandemia, César Augusto tem acompanhado mais de perto, com a esposa Conceição de Maria Barbosa Ferreira, servidora aposentada do Superior Tribunal de Justiça – STJ, os filhos Gabriel (doutorando em Ciência da Computação) e Mariana (graduanda em Arquitetura).

O Doutor César Augusto Tibúrcio Silva, autor e coautor de vários livros e artigos na área de Contabilidade, é um ilustre filho de Patos de Minas, de quem muito nos orgulhamos.

* Fonte e foto: Texto de Caio Tibúrcio publicado com o título “O patense César Augusto Tibúrcio Silva tem 19 livros publicados” na edição de 10 de abril de 2021 do jornal Folha Patense.

Compartilhe