EUFORIA PATENSE QUANDO OLEGÁRIO DIAS MACIEL FOI RECONHECIDO DEPUTADO FEDERAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Segundo telegramma recebido aqui no dia 16 do corrente [maio/1906] e transmittido do Rio no dia 9, fomos informados de que foi reconhecido deputado federal por este 6.º districto, o nosso amigo Dr. Olegario Dias Maciel.

Ao ser conhecida essa nova na cidade, manifestaram-se signaes de contentamento de entre seus amigos, e por esta occasião innumeros foguetes atroaram os ares.

A’ noite foi promovida uma manifestação por parte de seus admiradores, percorrendo as ruas de nossa cidade a banda de musica “Fraternidade” e grande numero de pessoas fazendo-se ouvidos muitos vivas ao dr. Olegario, á Republica, etc.

A’ porta do Cel. Farnese Dias Maciel, fez-se ouvir o distincto e illustrado dr. Marcolino de Barros, que em brilhante improviso e com a eloquencia que lhe é peculiar, congratulou-se com o municipio de Patos por ter um representante seu no parlamento nacional ouvindo-se muitos e prolongados vivas.

Depois de terem percorrido todas as nossas principaes ruas, em cujo percurso fizeram-se ouvir muito e calorosos vivas ao dr. Olegario, Cel. Antonio Dias, Cel. Farnese, á Republica, ao Congresso, etc., dispersaram-se os manifestantes, tendo-se observado durante toda a manifestação a maior harmonia e bôa ordem.

* Fonte: Texto publicado com o título “Dr. Olegario Maciel” na edição de 20 de maio de 1906 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do Arquivo Público Mineiro.

Compartilhe