JORNAL “O COMMERCIO” SOLICITA DELEGADO FORMADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Conforme noticiamos, sob a epigraphe supra, em nosso n. de 10 do p. findo mez de Setembro, pelo Exmo. Sr. Presidente do Estado foi sanccionada a lei n. 552, que crêa os logares de delegados de policia exercidos por Bachareis em direito.

De accordo com esta lei tão util, já foram feitas diversas nomeações de delegados formados, para varios municipios, e no numero d’estes, o nosso infelizmente não está.

Trabalhando sempre em pról d’esta nossa querida terra, esperamos, entretanto, que, em breve, seja feita a nomeação de um delegado formado para aqui, para que tambem nós gozemos dos beneficios d’esta lei que, no dizer de um nosso illustre collega de imprensa, “representa uma garantia para o povo que será melhor policiado, ao mesmo tempo que exonera aos particulares, que por um dever de verdadeiros patriotas, desempenhavam, a custo, os misteres d’esses cargos, quando para elles nomeados, sem remuneração de especie alguma, e na maior parte das vezes, com prejuizo de seus interesses particulares.

Alem d’isto, confiados esses cargos a homens leigos, como até aqui, por melhor bôa vontade que tivessem para a justiça, por mais interessados que fossem na causa do povo, ainda assim muitos processos eram eivados de faltas, que muitas vezes concorriam para o fracasso da descoberta de um delicto.

E, por mais rigorosos que pretendessemos ser, por mais exigentes que fossemos, não poderiamos chamar a responsabilidade d’estes homens, que, além de tudo, nos prestavam um grande favôr, com sacrificio muitas vezes de sua propria vida, pondo-se de margem o que quasi sempre dispendiam pecuniariamente, só em beneficio do povo e para melhor desempenho de seus deveres.

Exercidos agora em virtude de lei, por pessôas que tem a obrigação de conhecer em todos os seus detalhes os deveres d’esses cargos, e que por lei são obrigados a attender com maior zelo e interesse tudo quanto a elles se referir, estando a qualquer hora á testa de todo o serviço policial, é de crer que se opere grande modificação e que muitos factos, verdadeiros mysterios, sejam apurados e resolvidos conforme quer a lei, e manda a Justiça”.

Neste sentido, aguardamos as providencias de quem de direito.

* Fonte: Texto publicado com o título “Delegados Bachareis” na edição de 29 de outubro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe