PRONUNCIAMENTO DE JOSÉ MENDONÇA DE MORAIS AO POVO PATENSE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM 24/05/1983

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Hoje é aniversário da cidade de Patos de Minas, quando se comemora também a 25.ª Festa Nacional do Milho.

Para alegria minha, sou o legítimo representante daquela cidade, bem como de toda a região de sua influência, no Alto do Paranaíba Mineiro, aqui no Congresso Nacional, tendo obtido mais de 50% dos votos válidos, apurados nas eleições de 15 de novembro de 1982¹.

Não poderia eu deixar de fazer e prestar minha homenagem ao brioso povo de Patos de Minas e do Alto Paranaíba, exatamente no dia de sua Festa Maior, de caráter Nacional. Deixar de fazê-lo hoje, seria trair ou esquecer-me de corresponder à Vontade, à Confiança e à Delegação daquele povo que me mandou para esta Casa da Legítima Representação Popular.

Falo, hoje, em nome da classe briosa, que sustenta este país, a classe ruralista.

Não faz mal um pouco da HISTÓRIA DA FESTA NACIONAL DO MILHO. Foi em 29 de junho de 1956, festa de S. Pedro, no povoado de BONSUCESSO, no município de Patos de Minas, quando a Profa. Rural, Célia dos Santos Lima, querendo educar melhor seus alunos e toda a comunidade daquele povoado, programou uma festa, com auditório escolar, onde os seus alunos em pronunciamentos e peças teatrais falaram sobre os alimentos na vida do homem, com especial destaque para a cultura do MILHO, principal produto daquela região.

Lá se encontrava o vigário da paróquia, o Sacerdote Tomaz Olivieri, que mantinha um programa radiofônico, na Rádio Clube de Patos de Minas, de grande audiência, porquanto era dirigido aos ouvintes da zona rural. Neste programa o sacerdote perguntou “por que também não se fazer festas sobre o milho, em todo o município, já que Patos de Minas era inegavelmente, naquela época o maior produtor de milho do Estado de Minas e do Brasil, segundo as estatísticas”. A idéia pegou. Foi aproveitada e dinamizada o resultado está aí. A festa cresceu em projeção, propaganda e ganhou foro de FESTA NACIONAL DO MILHO², por lei nacional.

Já são passados 25 anos consecutivos de intensa comemoração de atividades ruralistas, tendo como motivo principal o MILHO, a mais nobre e mais rica alimentação humana e animal.

Patos de Minas já recebeu até a visita de um Presidente da República, exatamente, nesta data comemorativa da Festa Nacional do Milho, quando lá esteve sua Excelência o Presidente ERNESTO GEISEL.

Presto minha homenagem ao Povo de Patos de Minas e do Alto Paranaíba, com vibrante entusiasmo, agradecido pelo privilégio que me foi dado de representá-lo aqui no Congresso Nacional. Lá mantenho minha residência principal. Lá exerci minhas atividades como Advogado, como líder de movimentos religiosos, como educador, como ruralista atuante no trabalho e na defesa dos direitos dos que trabalham a terra. Lá nasceram meus filhos e lá quero um dia repousar para sempre.

Congratulo-me com o Sindicato Rural de Patos de Minas, tendo à frente o dinâmico e inteligente Engenheiro Agrônomo Dr. José Ribeiro de Carvalho; congratulo-me com o organizado e jovem prefeito do PMDB – Dr. Arlindo Porto Neto e com os senhores vereadores Municipais; congratulo-me com todas as representações classistas, tais como: Loja Maçônica Amor e Justiça 3.ª, com os 2 clubes de LIONS INTERNACIONAL, com o Rotary Clube que amanhã inaugura uma creche social, Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, com o Clube de Diretores Lojistas; com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, com o Sindicato dos Contabilistas; com a Associação Médica, com a OAB por sua 45.ª Subseção; com a UEP, União Estudantil Patense, com os Movimentos Religiosos de todas as igrejas. Enfim com todos os seguimentos participativos existentes em Patos de Minas.

Por fim, Senhor Presidente e Senhores Deputados, quero ressaltar que Patos de Minas é uma cidade encantadora pela gente que tem e pela apresentação estética, entusiasmando e atraindo a tantos quantos por lá aportarem, porque é uma cidade limpa, cheia de flores pelas ruas e praças, com suas avenidas largas e ruas bem traçadas.

É famosa a colocação popular que Patos de Minas é terra de mulheres bonitas e homens trabalhadores e valentes.

Patos de Minas é rica pelo solo que possui, onde o tufito vulcânico, o fosfato e o calcário afloram e fazem com que as terras daquele município possam ser usadas como adubo natural para outras regiões. É só buscar e distribuir. É adubo natural, por ser de resíduos vulcânicos e de formação sedimentar.

Terminando, Senhor Presidente, não poderia também deixar de esclarecer o sentido da tríplice denominação dos “GENTÍLICOS”, atribuída ao povo de Patos de Minas.

PATENSE é aquele que nasceu em Patos de Minas e honra as tradições de sua terra natal.

PATUREBA é aquele que, não tendo nascido em Patos de Minas, para lá se mudou e lá com seu trabalho e arrojo ajuda a construir o progresso e a grandeza de Patos de Minas. Patureba é o homem valente, é o cabra macho e respeitador que se orgulha de residir em Patos de Minas. Eu sou Patureba³.

PATIFE é aquele que, saindo de Patos de Minas, não propaga o nome de Patos de Minas, esquecendo-se da bela cidade que um dia o acolheu e lhe deu guarida.

A todos os Patenses e Paturebas, os meus mais calorosos aplausos neste grande dia de festa.

Que a Nação inteira siga os exemplos de trabalho e vibração do Povo de Patos de Minas e do Alto Paranaíba.

Que Deus continue abençoando os ruralistas de Patos de Minas e de todo o Brasil.

Era o que eu desejava dizer.

* 1: Foi Deputado Federal de 1983-1987. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal na legislatura 1987-1991, para exercer o cargo de Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, de 12 de junho de 1989 a 6 de fevereiro de 1990.

* 2: Leia “Padre Almir: O Idealizador da Festa do Milho 1 a 3”.

* 3: José Mendonça de Morais nasceu em Tiros-MG em 30 de junho de 1931.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 71 de 30 de junho de 1983 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Arquivo da camara.leg.br.

Compartilhe