ARTIMANHAS DO COMÉRCIO

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Em tempos de Covid-19, com a máscara momentaneamente abaixada, lá ia eu saboreando um pé-de-moleque numa caminhada subindo a Rua Jaime Ramos. Na massa encefálica, meus dois únicos neurônios, o Idi e o Ota, confabulavam sobre certas coisas bacaninhas aqui de Patos de Minas. Esses dois não se entendem de jeito algum, e vivem se digladiando, naquela de que um quer ser mais inteligente e perspicaz do que o outro. E eu, que os aconchego, sou obrigado a suportar isso, pois não tenho como eliminá-los em vida. De repente, entrando na Rua José Augusto Queiroz, começaram a se manifestar. Dessa vez, para minha surpresa, os dois entraram num confabulatório econômico-moralista na maior tranquilidade. O Idi lascou:

– Tem base, sô, agora essas baias de consultas médicas-odontológicas que estão surgindo por toda a Cidade com preços módicos estão anunciando que dois mais dois é igual a quatro. Tem base?

– Que troço é esse, Idi?

– Ora, onde já se viu essas tais clínicas alardearem comercialmente que o cliente que se consultar com um médico deles não vai pagar nada no retorno em até 30 dias. Isso é obrigatório e não há prazo estabelecido, cara, portanto, não é nenhuma oferta, tá tudinho explicado na Resolução 1958/2010 do CFM.

– Ô bobinho − atalhou o Ota −, é que o povo não sabe disso, então, vem a artimanha, né. E falando em artimanha, tem loja que vende colchão com uma oferta sensacional: o sujeito compra um baita dum colchão e… e… a loja informa que a entrega é grátis. Tem dó!

– Uai, é para o cliente comprar o baita do colchão e sair com ele nos ombros? Vai tomar banho na soda, sô. Ô Ota, os comércios de materiais de construção também estão com essa.

– Como assim, Idi?

– Dia desses vi na televisão um grande comércio simplesmente anunciando mais ou menos assim: – Aqui temos tudo para a reforma de sua casa e com o melhor preço de Patos de Minas, e melhor ainda, entregamos tudo gratuitamente.

– Ota, essa é demais. Quer dizer que o sujeito resolve trocar as telhas da sua casa, vai lá na loja, compra as telhas e não precisa se preocupar porque a loja, na maior oferta pra você, vai te entregar as telhas e não cobrar nada por isso? Tão brincando comigo.

– Não é bacaninha?

– E tem mais uma, Idi, tem pizzaria anunciando promoção de produto tamanho grande que naturalmente vem com catupiry na borda com a incrível informação de que, por causa da promoção, o catupiry na borda é grátis. Ora, tem dó!

– Para, para, senão morro de rir…

– Tudo bem, só mais uma e eu paro. Ontem mesmo… que é isso… terremoto…

Nada de terremoto. É que eu me cansei dessa lereia dos dois e dei uma tremenda balançada na cabeça. Com isso os dois se acautelaram em seus devidos lugares e eu pude terminar a minha saudável caminhada. Cá entre nós, também dei umas boas gargalhadas com essas enganações empresariais. É, tem gente que acredita que são mesmo ofertas. Afinal, onde há o incauto, sempre há o esperto!

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 06/06/2014 com o título “Antiga Rodoviária no Final da Década de 1970 − 1”.

Compartilhe